Programa Povo das Águas deverá contar com barco próprio para atendimento

Prefeito conversou com população e falou sobre inovações e investimentos em Programa que atende ribeirinhos (Foto: Marcos Boaventura)
Prefeito conversou com população e falou sobre inovações e investimentos em Programa que atende ribeirinhos (Foto: Marcos Boaventura)

Aprimorado na gestão do prefeito Paulo Duarte, o Programa Povo das Águas está em sua terceira edição este ano atendendo à população ribeirinha de toda extensão do município de Corumbá. Os atendimentos sociais, de saúde e educação ganharam reforço com novos profissionais e estrutura permitindo atendimento de qualidade aos moradores do Pantanal.

Uma das inovações do programa foi a Fisioterapia que trouxe como tratamento alternativo a acupuntura. A demanda foi detectada ao longo de outras ações quando as queixas de dores na coluna faziam-se constantes. Assim, o Povo das Águas preparou uma cartilha com exercícios de alongamento como forma de prevenir dores e doenças futuras, e a acupuntura vem como um tratamento alternativo para quadros já instalados.

É o caso de César Catarino, pescador e morador da região de Porto Morrinho, que já descobriu os benefícios das agulhas no tratamento das dores no joelho. Ele conheceu o tratamento ano passado com a equipe do Povo das Águas e, nesta terça-feira, 14 de julho, foi o primeiro a receber o cuidado do fisioterapeuta Marcelo Araújo.

“A gente fica muito parado, quase não movimenta, parei de sentir as dores fortes e com a acupuntura e alongamentos melhorou muito. Não botava muita fé quando me apresentaram na outra ação, mas hoje, sinto a diferença em minha vida”, disse o pescador que, de acordo com o fisioterapeuta Marcelo, vem melhorando seu quadro clínico.

“Ele teve uma lesão no joelho e com um quadro de dor muito forte e como a acupuntura já libera algumas substâncias do próprio corpo há um alívio imediato da dor. Deixei panfletos com atividades físicas. É importante que sigam para evitar o surgimento no futuro de uma doença mais grave como uma hérnia de disco e surpreendentemente os ribeirinhos tem seguido à risca as orientações”, disse o fisioterapueta.

Quem também aproveitou a presença da equipe do Povo das Águas foi Juliana Aparecida Souza Santos, que passou por atendimento médico. Ela afirmou sofrer de problemas no estômago e, da consulta, saiu com medicamentos e guias para a realização de exames.

“A gente não perde a chance que a Prefeitura traz porque nem sempre conseguimos ir para a cidade ver um médico. Meus remédios estavam acabando e, agora, fico mais tranquila com os novos que recebi aqui”, comenta a jovem que, assim como todos que recebem encaminhamento para exames na cidade, possuem prioridade de atendimento quando oriundos de atendimentos do Programa Povo das Águas.

O atendimento odontológico não é novidade dentro do Programa, porém com a estrutura, hoje, oferecida configura-se um novo momento nos serviços levados aos ribeirinhos. A Prefeitura adquiriu um consultório portátil, incluindo cadeira para oferecer conforto e qualidade aos atendidos.

Além de procedimentos básicos, a nova estrutura permite até pequenas cirurgias e extrações como aconteceu como a dona Rosemare. Ela estava com problema dentário há mais de 3 anos e a solução apresentada pela equipe de odontologia foi a extração do dente.

“Criei coragem e vim buscar o atendimento. Estava com medo, mas agora, vejo que está bem melhor. Eu sou de riso fácil e ficava envergonhada com esse buraco no dente. Agora, vou rir sem medo”, avisou a mulher que saiu com medicamentos para o tratamento pós-extração.

Consultório flutuante

Na ação em Porto Morrinho, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, destacou o objetivo e o motivo pelo qual a Prefeitura continua inovando e investindo no Programa Povo das Águas. O chefe do Executivo lembrou da grande extensão territorial do município de Corumbá, o que implica numa responsabilidade proporcional em cuidar das pessoas espalhada em toda essa área.

“Nosso compromisso é fortalecer cada vez mais esse programa levando novos atendimentos e ações porque, com certeza, é um trabalho que atende as pessoas que mais precisam e moram longe da cidade sem condições de ir ao perímetro urbano. Essa é nossa missão levar atendimento a toda parte do município”, disse.

O prefeito ainda aproveitou a oportunidade para conversar com os moradores da região e anunciar importante aquisição para o Programa Povo das Águas que deverá dar um grande impulso nos atendimentos, sobretudo nas regiões de difícil aceso como a do Taquari.

“Conseguimos viabilizar e já temos autorização para licitação de uma Unidade Fluvial da Saúde que vai ser adquirida pela Prefeitura exclusivamente para atendimento da população ribeirinha. Uma unidade nova para que possamos atender com mais qualidade, com equipamentos adequados”, disse ao lembrar que, hoje, esse trabalho é realizado em embarcação alugada.

Paulo Duarte explicou que o processo licitatório deve acontecer ainda este mês de julho, porém a previsão é que a nova embarcação já adaptada às necessidades de atendimento do povo ribeirinho deva partir para sua primeira viagem somente no início do próximo ano.

Comentários