Polícia Civil frustra ataque com bombas no Rio

Imagem: SBT News

Operação desarticula plano de violência em centros políticos

A Polícia Civil do Rio de Janeiro conseguiu impedir um ataque terrorista planejado para o centro da capital fluminense. A ação, conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), visava um grupo de jovens que se preparava para provocar desordem social e pânico.

O atentado estava agendado para esta segunda-feira, às 14h, e teria como alvo a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Segundo a polícia, os planos incluíam o uso de bombas caseiras e coquetéis Molotov em diversas cidades do país, as investigações tiveram início após a identificação de grupos em aplicativos de mensagens e páginas de redes sociais. Esses canais eram usados para organizar atos antidemocráticos e preparar os ataques.

Denominada “Break Chain”, a operação resultou na prisão de três pessoas. Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em endereços na capital, região metropolitana e interior do Rio de Janeiro. Inicialmente, a operação tinha como foco cumprir medidas cautelares contra quatro indivíduos. No entanto, durante as diligências, um total de 13 pessoas foram identificadas com ligação aos planos.

O grupo, conhecido como “Geração Z”, apresentava-se como apartidário e defensor do combate à corrupção. Contudo, suas atividades se concentravam em incitar e preparar atos de terrorismo e violência.

Os alvos incluíam estruturas de telecomunicações, prédios públicos, autoridades estatais e centros políticos, com o propósito de gerar pânico. Os investigados são suspeitos de crimes como incitação, associação criminosa e posse, fabricação ou preparo de artefato explosivo ou incendiário.

PUBLICIDADE


andorinha

Veja também