Viviane Luiza inicia campanha para deputada federal em Campo Grande ao lado de Riedel e Azambuja

viviane luiza Viviane Luiza deputada federal

Viviane Luiza iniciou neste domingo (16), em Campo Grande, a campanha para uma vaga na Câmara dos Deputados. Candidata pelo PSDB, ela inaugurou o comitê eleitoral no Jardim São Lourenço em um ato que reuniu o governador Eduardo Riedel, o ex-governador Reinaldo Azambuja, a primeira-dama Mônica Riedel e a ex-senadora Marisa Serrano.

O lançamento marcou a apresentação das principais áreas que Viviane pretende levar para a disputa. Entre elas estão educação, cidadania, políticas para mulheres, inclusão, desenvolvimento regional, saúde, sustentabilidade, ciência, inovação e transformação digital.

A candidata também colocou a renovação política entre os argumentos para disputar a Câmara Federal. Segundo Viviane, a decisão ocorre depois de mais de duas décadas de atuação ligada à gestão pública e a políticas sociais.

“Eu acredito muito que, de tempos em tempos, em todos os espaços, precisa de renovação”, afirmou.

A participação de Riedel e Azambuja também deu ao lançamento um componente político. Viviane relacionou o apoio à trajetória construída desde 2015 e ao trabalho desenvolvido na gestão pública, especialmente junto a comunidades e segmentos sociais de Mato Grosso do Sul.

“Primeiro que fortalece aquela construção que nós temos desde 2015. E porque acreditam no trabalho que eu fiz enquanto gestora pública. Fui testada, fizemos um trabalho nos 79 municípios segmentado para juventude indígena, quilombola e mulheres”, afirmou.

Viviane Luiza deputada federal

Ao defender maior presença feminina na Câmara, Viviane disse que a candidatura também pretende ampliar a representação de mulheres nos espaços de decisão.

“São mulheres fortes, capacitadas e que realmente, quando nós colocamos a equidade dentro de uma Câmara Federal, estamos dizendo que acreditamos que as mulheres também precisam e devem estar nesses espaços”, declarou.

A candidata é formada em História, tem mestrado em Desenvolvimento Local e formação em Antropologia. Também estudou no Canadá e nos Estados Unidos. Em Mato Grosso do Sul, sua trajetória na administração pública inclui a passagem pela Secretaria de Estado da Cidadania.

Relação com lideranças

A relação com Eduardo Riedel foi destacada durante o lançamento. Viviane afirmou que o governador teve participação na decisão de disputar a eleição e classificou a trajetória política construída entre os dois como uma relação de lealdade e compromisso.

Riedel, por sua vez, associou a atuação da candidata ao trabalho desenvolvido com indígenas, quilombolas e agricultores durante sua passagem pela Secretaria de Estado da Cidadania.

“Ela escolheu estar perto dos indígenas, dos quilombolas, dos agricultores, das pessoas que mais precisam. Quando ela assumiu a Secretaria, montou um time fantástico que conseguiu atender e conversar com a sociedade para ganhar voz e transformar isso em uma ação no Estado”, disse o governador.

Azambuja também mencionou a origem da atuação de Viviane no Estado. Segundo ele, o primeiro trabalho foi desenvolvido na Aldeia Alves de Barros, em Porto Murtinho, após um convite feito quando ela estava no Canadá.

“Ela estava no Canadá quando a convidamos para desenvolver um trabalho, começando na Aldeia Alves de Barros, em Porto Murtinho. Foi ali que começou a trajetória da Viviane, que é uma pessoa dedicada, que tem coragem e soube aglutinar os segmentos. Eu vi o trabalho dela dando resultado. E é isso que a gente precisa”, declarou Azambuja.

Viviane ainda apresentou a própria origem como parte da motivação para disputar uma vaga no Congresso. Ela afirmou ter vindo da periferia de Campo Grande e ser mãe solo.

“Venho de uma história improvável, da periferia, mãe solo. Então, fazendo tudo isso, mostrar que é possível mais pessoas que vêm desses espaços também estar nesse lugar de poder e decisão”, declarou.

Entre as pautas anunciadas para a campanha estão ainda promoção social, garantia de direitos, desenvolvimento humano, cultura e bioeconomia. A agenda eleitoral começa com a estrutura montada em Campo Grande e deverá avançar para outras regiões de Mato Grosso do Sul ao longo da campanha.

PUBLICIDADE
andorinha Viviane Luiza deputada federal

Veja também