HRMS realiza mutirão de colonoscopia em Março Azul para prevenir câncer de intestino
O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul promove, ao longo deste mês, um mutirão de colonoscopias integrado à campanha Março Azul voltada à conscientização e prevenção do câncer de intestino. A ação é conduzida pelo Serviço de Endoscopia do HRMS e contempla 50 pacientes selecionados no ambulatório do hospital, com a primeira etapa realizada no domingo, 15 de março, e a segunda prevista para 29 de março.
O mutirão visa detectar alterações em fases iniciais e assim reduzir a evolução silenciosa da doença, que costuma apresentar poucos sinais e sintomas. O Serviço de Endoscopia do HRMS organiza a iniciativa com estrutura e equipe dedicadas para preservar a segurança do paciente, garantindo preparo técnico e logística para os procedimentos programados.
Fernão Magalhães, médico endoscopista e chefe do Serviço de Endoscopia do HRMS, explica que a realização do mutirão depende de uma estrutura hospitalar preparada, equipe treinada, para garantir segurança ao paciente. “Se o paciente tem familiares próximos que têm ou tiveram esse tipo de câncer, a recomendação é começar o acompanhamento antes da idade normalmente indicada, em torno dos 40 a 45 anos, justamente para aumentar as chances de detectar alterações precoces”.
Além de apoiar a detecção precoce, a ação do HRMS está alinhada às estratégias defendidas pela SOBED Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva que incentiva a realização de exames para diagnóstico precoce do câncer colorretal. Conforme a SOBED, o câncer de intestino é o terceiro mais letal no Brasil, responsável por cerca de 20 mil mortes por ano e por mais de 50 mil casos anuais, afetando principalmente homens e mulheres a partir dos 45 anos.
O Serviço de Endoscopia do HRMS é referência em Mato Grosso do Sul e atua há 25 anos, funcionando 24 horas por dia. A unidade tem ampla experiência em atendimento de urgências, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, endoscopia das vias biliares e do pâncreas, além de endoscopia respiratória, e realizou cerca de sete mil procedimentos somente em 2025.
Há aproximadamente 15 anos, o serviço ampliou a oferta para incluir endoscopia pediátrica, passando a ser o único serviço desse tipo no estado voltado ao atendimento de crianças, o que reforça a capacidade do HRMS de prestar cuidados especializados para diferentes faixas etárias.
Com a sequência das etapas do mutirão em março o hospital intensifica o rastreamento local e o apoio às recomendações profissionais para reduzir as chances de detecção tardia, mantendo o foco na prevenção e no acompanhamento de pacientes com histórico familiar da doença.

