Travessia por balsas no Rio Paraguai poderá ser reativada durante reparo da ponte em Corumbá

Você está visualizando atualmente Travessia por balsas no Rio Paraguai poderá ser reativada durante reparo da ponte em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:29 de janeiro de 2024

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) emitiu um comunicado nesta segunda-feira, 29 de janeiro, para informar que estuda, reativar, temporariamente, a travessia por balsas no Rio Paraguai, a partir de 15 de fevereiro.

Segundo o órgão, responsável pela obra de reparo da ponte sobre o Rio Paraguai em Corumbá, a decisão foi tomada em uma reunião no dia 25 de janeiro, com uma equipe técnica para buscar soluções que diminuam o tempo de cura do concreto na obra de recuperação das lajes em balanço da ponte sobre o Rio Paraguai, na BR-262.

A obra é importante para a ligação das cidades de Corumbá e Ladário com o restante de Mato Grosso do Sul.

O objetivo do encontro foi discutir os métodos utilizados com tecnologia para assegurar a qualidade da obra e reduzir os impactos das interdições do trânsito na ponte, que chegou a ser cogitado períodos de interdições de até 72 horas.

Uma das soluções é a instalação de uma “travessia provisória” de estrutura metálica, com rampas que permitirão o tráfego de veículos em uma via da ponte, enquanto a outra estiver em recuperação. A previsão é que a “travessia provisória” seja instalada em 15 de fevereiro, após o Carnaval.

Travessia por balsas no Rio Paraguai
Travessia por balsas no Rio Paraguai pode ser implementada a partir do dia 15 de fevereiro

Além disso, a Agesul planeja fazer cinco interdições noturnas na ponte para recuperar as lajes com patologias. Para isso, será usado concreto de alto desempenho, que tem um tempo de cura de no máximo 12 horas.

Travessia por balsas no Rio Paraguai

 Agesul também estuda a possibilidade de usar uma balsa para as travessias durante o fechamento da ponte.

No comunicado, a Agesul se comprometeu em divulgar a travessia por balsas no Rio Paraguai. As datas das interdições com antecedência para os transportadores, o trade turístico, para as pessoas poderem se planejar e ajustar suas rotas também serão divulgadas na imprensa.

“A Agesul reafirma seu compromisso com as melhores práticas e técnicas, buscando realizar a obra de forma eficiente, transparente e colaborativa. A Agesul continuará a fornecer atualizações regulares sobre o andamento da obra, contando com a compreensão e cooperação de todos.”, diz a nota.

Confira a nota na íntegra

Informamos que a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) conduziu reunião no dia 25 de janeiro de 2024 com a participação de equipe técnica para explorar alternativas eficientes que reduzam o tempo de cura do concreto que será utilizado na obra de recuperação das lajes em balanço da ponte sobre o Rio Paraguai, na BR-262.

O encontro focou na necessidade de minimizar os impactos das interdições do trânsito na ponte, que é crucial para a ligação das cidades de Corumbá e Ladário com o restante de Mato Grosso do Sul.

Discutimos métodos inovadores e tecnologias para preservar a qualidade da obra. Durante o processo de recuperação das lajes, utilizaremos uma “travessia provisória” para minimizar os impactos do serviço. Projetada para ser instalada em 15 de fevereiro, após o período do Carnaval, esta “travessia provisória” possui estrutura metálica, com rampas que possibilitarão o tráfego de veículos em uma via da ponte, enquanto a outra estiver em processo de recuperação.

Para recuperar as lajes com patologias, prevemos cinco interdições no trânsito, durante a noite. Utilizaremos concreto de alto desempenho para que o tempo de cura dure no máximo 12 horas. Avaliamos ainda a possibilidade de ativar uma balsa para travessias durante o fechamento da ponte.

Comprometidos com a transparência, divulgaremos amplamente as datas específicas das interdições a transportadores, trade turístico e imprensa para que as pessoas ajustem suas rotas e planejem suas atividades.

Reiteramos nosso compromisso com as melhores práticas e técnicas, buscando manter condições ideais durante as obras, para enfrentar este desafio de maneira eficiente, transparente e colaborativa. Continuaremos a fornecer atualizações regulares, contando com a compreensão e cooperação de todos.

Seilog – Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular