Alagamentos marcam sexta-feira de chuva forte em Corumbá

  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de novembro de 2023

Corumbá (MS) — A cidade de Corumbá teve uma sexta-feira de chuva forte, que causou alagamentos em vários pontos da cidade. Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), a cidade teve uma média de 128,1 milímetros de chuva em seis horas, correspondendo a quase metade da média histórica para o mês de novembro, que é de 266,6 mm.

O Cemaden tem duas estações meteorológicas em Corumbá, uma na área central e outra na parte alta. A estação central, que fica na escola municipal Luiz Feitosa Rodrigues, registrou um volume acumulado de 141,0 mm; a estação alta, que fica na escola municipal Almirante Tamandaré, registrou 113,0 mm.

Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que tem uma estação em outro local da cidade, informou que Corumbá foi a cidade que mais choveu no Brasil nas últimas 24 horas, com 119,0 mm, seguida de Miranda, com 87,0 mm.

A precipitação começou por volta das 02h da madrugada, com muitos raios e trovões. A água tomou conta de várias ruas e casas, gerando problemas aos moradores. Algumas galerias pluviais não deram conta da vazão da água e alguns locais ficaram inundados, como na rua Firmo de Matos, nas esquinas com as ruas Cabral e Joaquim Murtinho.

Alagamentos

Algumas casas também ficaram alagadas, principalmente nos bairros Guatós e Cristo Redentor, frequentes em situações de chuva forte.

O Corpo de Bombeiros Militar atendeu ocorrências de alagamentos em vias públicas, na descida do Porto Limoeiro, militares estiveram no local onde um manancial transbordou e alagou algumas casas.

Alagamentos
Alagamento registrado entre a rua Major Gama e Porto Carrero

A Defesa Civil, por sua vez, registrou cinco ocorrências de alagamento de residências, mas nenhum morador saiu de casa, segundo o superintendente Isaque Nascimento.

A previsão do tempo indica mais chuva para esta sexta-feira em Corumbá. A temperatura máxima prevista é de 29ºC.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular