Menina de 3 anos não resiste a picada de escorpião e morre após seis dias internada

Você está visualizando atualmente Menina de 3 anos não resiste a picada de escorpião e morre após seis dias internada

Morreu na manhã deste domingo (1°) a menina de 3 anos picada por escorpião no último dia 25 de setembro, em Ribas do Rio Pardo, a 98 quilômetros de Campo Grande. Maria Fernanda Britto da Silva estava internada no Hospital Regional de Campo Grande, transferida por conta da gravidade do caso. O óbito foi confirmado esta manhã, sete dias depois do incidente.

Foi a segunda morte, este ano, de criança residente em Ribas do Rio Pardo por conta de picada de escorpião. O outro óbito, o de Pyetro Gabriel Arguelho, de 5 anos, ocorreu no dia 22 de agosto.

No dia 25 de setembro, Maria Fernanda dormia em casa, no Jardim do Trabalhador, quando acordou chorando e gritando. Ela foi levada pela mãe ao Hospital Municipal Dr. José Maria Marques Domingues e transferida para a Capital no mesmo dia.

A mãe da menina, Vanessa Ramirez, chegou a matar o animal e por grupos de redes sociais a família da criança pediu orações pela sua saúde.

“Peço a todos encarecidamente que nos ajudem em uma corrente de orações para a pequena Maria, teve várias picadas de escorpião, está em estado grave em Campo Grande. Que Deus de esse livramento para esse anjinho”, diz a mensagem.

Na sexta-feira (28), a situação da menina se agravou, o coração de Maria Fernanda estava com o batimento do coração a 20% da capacidade total. A veracidade da mensagem foi confirmada com a família da criança. Informações do velório ainda não foram divulgadas.

“Ela já tomou as doses máximas do soro (antiescorpiônico), seis ampolas. Temos uma situação bem difícil que é essa ausência de resposta, caso ela apresente alguma parada cardíaca, não volta porque a chance de reanimação é muito pequena”, diz um dos trechos do áudio atribuído ao médico da menina.

Esse foi o terceiro ataque de escorpião em Ribas do Rio Pardo no final de semana. As outras vítimas foram dois adultos, um homem de 46 anos e uma mulher. Ambos foram medicados e passam bem.

Esta manhã, a prefeitura informou que está fazendo mutirões de limpeza em todos os bairros.  O secretário de saúde do município, Marcos André de Melo diz que a proliferação de escorpiões nessa época não é fato isolado.

“Em média, no estado do Mato Grosso do Sul, ocorrem 11 casos de picadas por escorpião por dia”, explica.

Em nota divulgada após a morte da menina, a prefeitura informou que a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) está acompanhando a mãe e fará traslado do corpo para Ribas do Rio Pardo ainda hoje. O velório e o sepultamento estão previstos para amanhã.

Ainda conforme a prefeitura, amanhã será decretado luto por um dia na Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente, onde Maria Fernanda estudava.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular