Encontro religioso abriu comemorações da Semana da Pátria em Ladário

Você está visualizando atualmente Encontro religioso abriu comemorações da Semana da Pátria em Ladário
  • Autor do post:
  • Post publicado:5 de setembro de 2023

Ladário (MS) — Nesta segunda-feira, 04 de setembro, encontros religiosos abriram a semana em continuidade as comemorações da ‘Semana da Pátria’ em Ladário.

Grupo espírita realizou apresentação no palco montado na av. 14 de Março, no centro da cidade, e as religiões de matrizes Afro-Brasileiras executaram a caminhada ‘Encruzilhada da Fé’, dando abertura a Jornada de Fé Afro-Brasileira.

Participaram do evento o Secretário Municipal de Administração, Luciano Jara; a Secretária Especial de Políticas Sociais e Cidadania, Graciele Zório; e o Diretor Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lucas Navarro.

O grupo espírita ‘Amor e Arte’, efetuou um jogral sobre a vida de Vicente de Paulo, considerado o ‘pai dos pobres’, no qual foram lidos trechos e falas que contavam quem foi o personagem. Também foi realizada no palco uma palestra por Waldomir Aparecido de Carvalho, integrante do Centro Espírita Vicente de Paulo, com o tema ‘o que é espiritismo’.

Na sequência, o primeiro encontro Jornada de Fé Afro-Brasileira reuniu seguidores na av. 14 de março, entre as ruas Corumbá e Rui Barbosa, para iniciar a caminhada ‘Encruzilhadas da Fé’, guiados pelo som de suas canções típicas entoadas por músicos posicionados no trio elétrico Águia de Fogo.

“Nós que seguimos as religiões de matrizes africanas temos que nos unir, e essa caminhada proporciona isso. Precisamos mudar a imagem da religião perante a sociedade”, esclareceu o senhor Marinho, conhecido no Candomblé como ‘Obaci’, ele é o filho de santo mais velho de pai Nivaldo, do Palácio de Oxum.

“Nós do Candomblé, da Umbanda, somos todos irmãos de fé. Temos que ter o direito de praticar nossa religião, e fazer cessar a discriminação das pessoas para conosco. Para isso, devemos nos unir e quebrar esse tabu que nossas religiões enfrentam”, comentou Enivaldo Sampaio, da Tenda de Umbanda do Cacique Guarais, Arcanjo São Miguel.

Encontro religioso em Ladário

“Esse primeiro encontro das religiões de matrizes africanas é um Marco para nossa cidade. Agradeço a presença de vocês que saíram de suas casas nessa noite, após um dia inteiro de trabalho, e vieram para as ruas manifestar e mostrar a força de sua fé”, elucidou o Diretor Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lucas Navarro.

No palco principal montado na av. 14 de Março com a rua Riachuelo, representantes religiosos receberam uma homenagem do Secretário Municipal de Administração, Luciano Jara. “A importância desse encontro reside no estabelecimento e na manutenção da diversidade religiosa, que deve gerar mais respeito ao ser humano”, afirmou Luciano.

“A atual Administração Municipal não mede esforços para possibilitar a representatividade e acabar com a intolerância religiosa”, complementou a Secretária Especial de Políticas Sociais e Cidadania, Graciele Zório.

Na sequência, a festa ficou por conta do grupo de samba Sinhaê, que animou os presentes.

*As informações são da Prefeitura de Ladário

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular