Bolívia registra segunda morte por febre amarela em 15 dias

Você está visualizando atualmente Bolívia registra segunda morte por febre amarela em 15 dias
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de abril de 2023

Santa Cruz (Bo)- Autoridades de saúde da província de Santa Cruz, na Bolívia, confirmaram mais uma morte em decorrência da Febre Amarela no país. A vítima, é um adolescente de 17 anos, que havia sido diagnosticado com a doença há 12 dias.

Ainda de acordo com as autoridades de saúde boliviana, o jovem não era vacinado e começou a apresentar os primeiros sintomas da doença no dia 23 de março, mas não procurou o serviço de saúde imediatamente. A morte ocorreu na noite desta quinta-feira, 13 de abril.

Esta é a segunda morte confirmada por febre amarela no país nos últimos 15 dias. Em 30 de março deste ano, um jovem que prestava serviço pré-militar no município de Puerto Suárez, fronteira com o Brasil, foi internado com a doença e também faleceu.

O diretor do Serviço Departamental de Saúde (Sede), Julio César Koca, alertou a população para a importância da vacinação contra a febre amarela, que é a forma mais eficaz de prevenção da doença. Ele reforçou que é importante buscar atendimento médico imediatamente caso sejam apresentados os sintomas, que incluem febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos.

A Bolívia entrou em alerta após a doença que ficou 19 anos sem registros no país, reaparecer em 2023. Conforme as autoridades sanitárias bolivianas, a vacina contra febre amarela integra o calendário anual da rede de saúde.

fronteira febre amarela
Primeiro caso do ano ocorreu em Puerto Suàrez na fronteira com Corumbá Foto: Arquivo

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos infectados. É endêmica em algumas áreas da América do Sul e da África, e a vacinação é altamente recomendada para quem vive ou viaja para essas áreas.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular