Contar prevê analisar mais incentivos fiscais em sabatina com empresários

Você está visualizando atualmente Contar prevê analisar mais incentivos fiscais em sabatina com empresários

Em sabatina na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), na manhã desta segunda-feira (24), o candidato a governador Renan Contar, o “Capitão Contar” (PRTB), falou em manter e ampliar incentivos fiscais e se posicionou contra parcerias público-privadas, que são amplamente utilizadas para concessão e melhorias de rodovias e obras em geral.

O candidato pretende levar cursos de qualificação para escolas em período noturno para aumentar a mão de obra disponível à indústria. Além disso, Contar falou que vai incentivar a aviação regional para fortalecer o turismo e mapear modelos para combater a evasão escolar, que reflete negativamente para todos os setores, inclusive à indústria.

“Vou manter os incentivos fiscais e ampliar, mas tem que ter critérios e cuidado, analisando gráficos. Queremos criar uma agência de interlocução para verticalizar e agregar valor para nossa produção e caminhar paralelamente para acompanhar investimentos com destaque para desenvolver a mão de obra”, disse Contar.

Sobre as chamadas PPP (Parcerias Público-Privadas), Contar argumentou que devem ser usadas somente em último caso, quando realmente necessárias.

“Se o Estado tem pessoal, material e recursos para entregar, acredito na força do Estado. Por exemplo, a Sanesul tem uma PPP com a Aegea. E é uma PPP duvidosa que não vem ao encontro do saneamento. Tem parcerias que são levantadas para fazer caixa dois”, afirma.

A mão de obra hoje é um entrave, pois sobram vagas nas indústrias e faltam pessoas capacitadas. Para resolver esse problema, Contar propõe criar cursos nas escolas à noite.

“Podemos criar um turno noturno nas escolas de capacitação para fazer esses cursos chegarem na ponta. Não adianta ter cursos e não ter mão de obra. Falta motivação dos alunos para finalizar os cursos, por isso é necessário incentivo para que terminem os cursos”, destacou Contar.

Quando questionado sobre o segmento do turismo, Contar falou em incentivar a aviação regional. “O turista de fora tem que ser recebido por alguém que fale a mesma língua que ele e precisa que tenha estradas para chegar ao destino final”, disse o candidato.

Contar se comprometeu ainda a “adotar modelos que primeiro precisam ser mapeados para não aumentar a evasão escolar” e defendeu a implantação de mais escolas cívico-militares em Mato Grosso do Sul.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular