Moinho Cultural participa de intercâmbio promovido pelo programa Missão em Foco

Você está visualizando atualmente Moinho Cultural participa de intercâmbio promovido pelo programa Missão em Foco
  • Autor do post:
  • Post publicado:16 de junho de 2022

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano recebe neste mês de junho quatro organizações de diferentes contextos e realidades que participam do programa Missão em Foco, Itaú Social, para trocar conhecimentos, práticas, metodologias e vivências.

O Moinho abre as portas para mostrar as práticas que têm adotado e aprimorado nos últimos 18 anos. Nesta semana, a organização recebida foi de Mato Grosso, do município de Campo Verde, Instituto Germinando Sons.

Da organização, participaram da visita André Régis (diretor-executivo e maestro), Bruno Parreira (coordenador geral e professor), Wender Péricles (coordenador artístico, auxiliar pedagógico e professor de música), Jair Moraes (coordenador pedagógico e professor de música) e Weslley (financeiro e administrativo)

Para o diretor-executivo do Instituto Germinando Sons, a visita foi produtiva e as expectativas foram alcançadas. “Estava esperando desta visita, realmente, conhecer os processos institucionais, tanto da parte de gestão como um todo, a parte da comunicação e a lógica principal da parte pedagógica para conhecer os processos educacionais do Moinho Cultural e tivemos uma surpresa. Ficamos surpresos com o funcionamento da instituição, em que a criança vai no contraturno e fica todo o período.

Nos projetos no estado de Mato Grosso, não tem nenhum projeto que faça isso hoje. A criança sempre vai no contraturno, no máximo três vezes por semana, em um horário e é dispensada. Também achei incrível a parte da rotatividade dos atendidos nos diferentes núcleos”, contou André Régis.

moinho3

A troca, segundo Régis, foi muito produtiva e a intenção é manter a comunicação entre as duas instituições.

“Teve muita conversa sistemática dos processos e isso foi muito bom. Tivemos contato com todos da instituição. Aprendemos muito com o Moinho Cultural e gostaríamos de manter esse contato”, assegurou.

De acordo com o consultor de desenvolvimento institucional do Missão em Foco, Everaldo Costa, a intenção é promover a troca de experiências de forma direcionada.

O intercâmbio tem o objetivo de aproximar organizações do programa, gerando aprendizados e vivências capazes de incentivar práticas que contribuem para o desenvolvimento institucional. É uma das bases do ciclo formativo a partir das trocas de experiências de forma alegre e espontânea, mas direcionada. Para as organizações, as vivências e trocas geram novas experiências que estimulam as equipes, incentivam mudanças e geram aprendizados importantes para o desenvolvimento institucional, de forma autônoma e coletiva”, afirma.

Entre os dias 18 e 25 de junho, o Moinho Cultural recebe integrantes do Instituto Camará Calunga, de São Paulo. Já entre os dias 19 e 24 de junho, os visitantes serão integrantes da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (MG). O Centro Social Carisma também visitará a instituição ainda no mês de junho, sendo que todos fazem parte do Missão em Foco.

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano

O Moinho Cultural é uma OSC que oferece para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática. A formação continuada oferecida pela instituição tem duração de até oito anos. O Moinho também atua na formação de intérpretes criadores para jovens e adultos, com a Companhia de Dança do Pantanal, Orquestra de Câmara do Pantanal e Núcleo de Tecnologia. A missão da instituição é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso a bens culturais e tecnológicos. Desde o início das atividades, mais de 23 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pelo Moinho.

Atualmente, o Instituto conta com o patrocínio máster via Lei de Incentivo Cultural do Instituto Cultural Vale, bem como, patrocínio da Bellalluna Participações LTDA, BRINKS, BTG Pactual, CaraÍ Empreendimentos LTDA, COMPER, Instituto Itaú Cultural, HINOVE, Rodobens e Criança Esperança, o fomento do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, além da parceria com a J.Macêdo, Itaú Social e Fecomércio MS-SESC.

São parceiros institucionais a Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeitura de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular