Corumbá (MS)- O completo cenário de abandono em que se encontra a Praça da República, localizada na região central de Corumbá e importante ponto histórico da cidade, foi motivo da apresentação de um requerimento feito pela vereadora Raquel Bryk (Progressistas), que pede a manutenção e limpeza do local.
O abandono do poder público ao espaço é notório com a falta de manutenção e até mesmo limpeza da área que à exemplo de outros espaços públicos da cidade, vem se deteriorando e causando transtornos aos munícipes.
O local foi um dos dois únicos pontos da cidade a terem as obras do PAC Cidades Históricas concluídas, mas devido o desinteresse do executivo municipal se tornou destino de moradores de rua e já não vem sendo frequentada por famílias.
Moradores da região relatam que moradores de rua frequentam o local para consumo de bebidas e drogas. A sujeira evidente é outra prova de que o espaço não tem sido contemplado com a devida atenção.
Lixo, restos de comida, roupas e até fezes humanas acabam por afastar a possibilidade do uso público do espaço.
A falta de manutenção acabou com boa parte do gramado que existia nos canteiros e a terra agora passa a invadir o passeio público. A sujeira nos bancos impossibilita o uso e a falta de lixeira é um fator que contribui para a concentração de lixo.
A parlamentar encaminhou o pedido para limpeza, manutenção e instalação de lixeiras ao secretário municipal de infraestrutura e serviços públicos, Luiz Fernando Moreira.
Infraestrutura
Também ao secretário de infraestrutura, Raquel solicitou que seja providenciada a manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública dos assentamentos Tamarineiro e Paiolzinho. A limpeza e manutenção dos degraus da escada da Rua Tiradentes que dá acesso ao Cristo Redentor foi outro pedido que segundo a vereadora tem sido uma demanda da comunidade local.