UPA no bairro Guató irá descentralizar atendimentos de urgência e emergência em Corumbá

Inauguração da nova unidade irá descentralizar atendimento médico em Corumbá / Foto: Marcos Boaventura
Inauguração da nova unidade irá descentralizar atendimento médico em Corumbá / Foto: Marcos Boaventura

Corumbá (MS)-  Desde a manhã desta sexta-feira (30), os moradores da parte alta da cidade já contam com um novo local especializado para pronto atendimento médico em urgências e emergências clinicas. A 1ª UPA instalada na cidade foi inaugurada no bairro Guató, com a missão de descentralizar o atendimento médico que era realizado exclusivamente no pronto-socorro localizado no centro da cidade.

Na UPA serão realizados atendimentos e procedimentos médicos e de enfermagem a casos críticos me média e alta complexidade. Também será prestado apoio diagnóstico com a realização de raio-X, exames laboratoriais, eletrocardiograma e terapêutico nas 24 horas do dia.

Além de beneficiar diretamente a área de maior densidade populacional de Corumbá, a nova unidade de pronto atendimento irá desafogar o pronto-socorro municipal que durante décadas foi o responsável pelo atendimento aos pacientes corumbaenses, ladarenses e ainda bolivianos que vivem na região de fronteira. De acordo com a secretária de saúde Dinaci Ranzi a qualificação no acolhimento de urgência e emergência da UPA irá reduzir em até 90% o número de internações desnecessárias.

A UPA de Corumbá é uma realização do governo federal em pareceria com a prefeitura municipal de Corumbá, que viabilizou recursos para construir e equipar o local com equipamentos de última geração, trazendo o que há de melhor no serviço municipal de saúde. A cerimônia de inauguração foi acompanhada por diversas autoridades civis e militares além da presença maciça dos moradores do entorno da unidade.

O prefeito Paulo Duarte ressaltou que o local foi entregue com condições de pleno funcionamento. “A princípio a inauguração estava prevista para acontecer no aniversário da cidade, porém, decidimos adiar para hoje justamente para que tivéssemos condições de oferecer um atendimento de qualidade, com equipamentos e principalmente profissionais habilitados para atender a população”, disse.

Local foi inaugurado com capacidade para começar atender população
Local foi inaugurado com capacidade para começar atender população

Mais investimentos

Durante a inauguração da UPA, o prefeito municipal ainda adiantou que a parte alta da cidade será contemplada este ano com a construção de mais uma Unidade Básica de Saúde. Segundo ele, o local deverá servir de referência em atendimento para as demais unidades com completa infraestrutura para consultas e pequenos procedimentos.

À reportagem do Folha MS, a secretária de saúde Dinaci Ranzi revelou que o município ainda estará realizando a contratação de mais profissionais, para melhorar e ampliar o atendimentos dentro das unidades de saúde do município. A contratação através do processo simplificado foi publicada nesta quinta-feira (29), no diário oficial do município.

“Como estamos ampliando a oferta do serviço para população, uma de nossas preocupações é de que não falte profissionais para o atendimento. Então resolvemos realizar a contratação de novos profissionais que, além de atuar nesta nova unidade, também irão trabalhar nas unidades básicas de saúde nos bairros”, concluiu.

Dinaci revelou que recentemente médicos da Marinha do Brasil que chegaram ao município, poderão ser contratados para atuarem em toda rede municipal de saúde.

Sonho Antigo

Morador comemora atendimento no bairro / Foto: Erik Silva
Morador comemora atendimento no bairro / Foto: Erik Silva

Vizinho da nova Unidade de Pronto Atendimento, seu Antônio Alvaro da Silva de 70 anos, estava feliz pela conquista. “Esse era um sonho antigo de todos que moram aqui, principalmente para quem depende do serviço público como eu essa é uma vitória. Já tive que sair na madrugada com minha esposa, chamando vizinhos que pudessem nos levar até o centro da cidade para receber atendimento, agora não, vai facilitar muito a vida de todos”, disse.

 

 

 

Comentários

Mais lidas

Sorry. No data so far.