Empresário reage a assalto na tarde da última quinta-feira (13), em uma loja de celulares no bairro Uvaranas, em Ponta Grossa, no Paraná, e deixou o criminoso gravemente ferido.
Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento (veja no final da matéria) em que o suspeito, armado, rendeu a esposa do proprietário do estabelecimento. Diante da ameaça, o empresário reagiu e disparou cinco tiros contra o assaltante.
O vídeo mostra o suspeito, utilizando um capacete, entrando na loja e anunciando o assalto. Em seguida, ele aborda a esposa do empresário, que se encontrava no balcão. Nesse instante, o proprietário, que estava do outro lado do balcão, reage e dispara contra o assaltante.
Legítima defesa
De acordo com informações do delegado Lucas Andraus, da Polícia Civil, o irmão do empresário, que presenciou a cena, acionou a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) imediatamente. O suspeito, de 23 anos, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde permanece internado em estado grave, sob escolta policial. Após receber alta hospitalar, ele será transferido para a Cadeia Pública de Ponta Grossa.
O empresário, de 29 anos, portava uma arma de fogo devidamente registrada. Segundo o delegado, a legislação brasileira permite que o proprietário de um estabelecimento comercial mantenha uma arma no local para sua defesa. Andraus ainda ressaltou que a ação do empresário configura legítima defesa, o que exclui a ilicitude do ato.
“O empresário utilizou os meios necessários e proporcionais para repelir a agressão, cessando os disparos assim que a ameaça foi neutralizada”, explicou o delegado.