Corumbá (MS)- Em uma ação conjunta entre a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (PMMS), a Operação Comércio Legal III apreendeu mais de 3 toneladas de mercadorias irregulares na região de fronteira de Corumbá.
A iniciativa, fruto de um trabalho de inteligência fiscal, visa combater o descaminho, a contrafação e o contrabando, protegendo a fronteira brasileira e garantindo a saúde e segurança da população.
As equipes realizaram diversas ações em pontos estratégicos, incluindo o Posto Esdras, estradas vicinais e o Posto Lampião Aceso, fiscalizando ônibus, vans e veículos. Entre os produtos apreendidos, estavam bebidas, brinquedos, cigarros, perfumes, bolsas, celulares, eletrônicos, itens contrafeitos, alimentos e diversos outros. O valor total das mercadorias apreendidas supera R$ 200 mil reais que adentrariam irregularmente no país.
A Receita Federal informa que tem intensificado suas ações para coibir o comércio irregular, protegendo o mercado nacional e a concorrência leal. A Operação Comércio Legal III reforça a importância da colaboração entre as instituições para garantir a segurança da população e a saúde pública.
O contrabando e a sonegação também são alvos da Operação Comércio Legal III. Essas práticas prejudicam arrecadar impostos, impactando diretamente os serviços públicos e contribuindo para a desigualdade social.