A prefeitura de Corumbá anunciou nesta quarta-feira, dia 13 de setembro, o cancelamento das atividades comemorativas dos 245 anos de fundação da cidade. A medida foi tomada em respeito à morte do aluno Matheus Alves de Souza, de 07 anos, que sofreu um acidente provocado pelo vendaval que atingiu a cidade na tarde desta terça-feira (12).
Matheus era estudante da Escola Municipal Cássio Leite de Barros e faleceu no hospital após ser atingido pela estrutura metálica que se soltou do telhado da escola durante a forte chuva. Outros quatro alunos também ficaram feridos, atendidos nas unidades de saúde da cidade e liberados.
Entre as atividades canceladas estão o desfile cívico do dia 21 de setembro e o show do cantor Léo Chaves, que seria realizado pelo governo do estado. O prefeito Marcelo Iunes afirmou não haver clima para festividades diante da tragédia e a prioridade é prestar assistência às famílias das vítimas e aos demais alunos e funcionários da escola.
A secretária-adjunta de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, disse que a decisão do prefeito foi acertada e que a Secretaria Municipal de Educação deve realizar atividades com as fanfarras das escolas no mês de outubro, para valorizar o trabalho dos alunos que ensaiaram para o desfile.
O cancelamento dos eventos dos 245 anos foi definido após uma reunião entre o prefeito, secretários municipais, o superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil, o chefe de Gabinete, o assessor executivo da Fundação da Cultura e vereadores.