Campo Grande (MS)- Faltando dois dias para realização do 2º turno das eleições para Governador em Mato Grosso do Sul, o instituto Ranking Brasil divulgou nesta sexta-feira, 28 de outubro, um levantamento de intenção de votos entre os candidatos Eduardo Riedel (PSDB0 E Capitão Contar (PRTB).
Segundo o levantamento, Ridel tem 53,50% dos votos válidos, e Contar 46,50%.
Os dados foram coletados entre os dias 23 e 27 de outubro, por isso ainda não reflete o desempenho dos candidatos no debate realizado pela TV Morena, na noite desta quinta-feira, (27).
Nos bastidores das campanhas de ambos candidatos, se comenta sobre os reflexos que o enfrentamento ao vivo protagonizado pelos adversários trará como influência para o eleitorado sul-mato-grossense, já que está foi a única oportunidade para o eleitor conhecer as propostas de ambos, depois da desistência de Contar na participação de outros três debates.
Nas redes sociais, é nítido os comentários de que o debate, expos um grande abismo de preparo e conhecimento do funcionalismo público entre Riedel e Contar, que em alguns momentos chegou a assumir que não possui até o momento, véspera das eleições, um detalhamento do seu plano de governo para o Estado.
Por sua vez, Eduardo Riedel, demonstrou, além de grande conhecimento do funcionamento da máquina pública, um trabalho detalhado do que pretende fazer e como pretende comandar o estado, se eleito, pelos próximos quatro anos.
A coleta de dados da pesquisa foi finalizada às 20h de ontem. Os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de 1.8 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Portanto, se a eleição fosse hoje, Riedel teria 53,50% dos votos válidos. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Votos Válidos
Quando os votos brancos, nulos, indecisos, não sabe ou não respondeu são excluídos do somatório. É assim que o TSE divulga o resultado final.
Eduardo Riedel (PSDB) – 53,50%
Capitão Contar (PRTB) – 46,50%
Espontânea
Quando as opções de nomes dos pré-candidatos ao governo não são apresentadas aos eleitores de Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel sai na dianteira.
Eduardo Riedel (PSDB) – 42,50%
Capitão Contar (PRTB) – 35,30%
Outros – 0,20%
Branco/Nulo/Indeciso/Não sabe/Não respondeu – 22,00%
Estimulada
Quando as opções de nomes dos pré-candidatos ao governo são apresentadas aos eleitores de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel se sai melhor que o segundo colocado.
Eduardo Riedel (PSDB) – 47,00%
Capitão Contar (PRTB) – 40,80%
Branco/Nulo/Indeciso/Não sabe/Não respondeu – 12,20%
Rejeição
A consulta mediu também a rejeição dos pré-candidatos para o governo. Quando se trata de rejeição, Contar é o mais rejeitado entre os eleitores do estado neste segundo turno.
Capitão Contar (PRTB) – 33,40%
Eduardo Riedel (PSDB) – 25,00%
Branco/Nulo/Indeciso/Não sabe/Não respondeu – 41,60%
Dados da pesquisa
O levantamento de dados foi coletado com 3.000 eleitores acima de 16 anos em 30 municípios do MS entre os dias 23 e 27 de outubro de 2022. Registros: MS-07986/2022 e BR-02773/2022. A pesquisa foi encomendada pelo site MGS NEWS. O Instituto Ranking Brasil é registrado no Conre 1 com o número: 8561. Intervalo de confiança de 95%. A margem de erro máxima estimada foi de 1,8 pontos percentuais, para mais ou para menos.