Bira solicita melhorias na drenagem pluvial e segurança viária em Corumbá

mini IMG 20251117 WA0314

O presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), apresentou indicação solicitando à secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godoi da Silva, a realização de estudo técnico para correção da drenagem pluvial na Rua Rui Barbosa, entre as ruas Riachuelo e Barão de Melgaço, no Bairro Centro América. O objetivo é eliminar os alagamentos recorrentes que afetam o trecho em dias de chuva.

Segundo o parlamentar, a atual boca de lobo está instalada no lado oposto ao ponto de acúmulo de água, o que tem provocado alagamentos crônicos, prejudicando pedestres e veículos, aumentando riscos de acidentes e acelerando a deterioração do pavimento.

“Diante desse cenário, a realização de estudo técnico é medida necessária e urgente para identificar a solução mais adequada, seja o reposicionamento, a correção do caimento da via, ou a instalação de nova estrutura de drenagem, visando assegurar o pleno funcionamento do sistema pluvial e melhorar as condições urbanas do bairro”, reforçou.

Trânsito urbano e rodoviário

Na mesma sessão, Bira também encaminhou solicitação à diretora da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat), Mariana Ricco Ortiz, pedindo estudo técnico para implantação de redutor de velocidade no mesmo trecho da Rua Rui Barbosa. O pedido atende reclamações de moradores sobre manobras perigosas e excesso de velocidade, que colocam em risco pedestres, ciclistas e demais usuários da via.

Além disso, o vereador cobrou melhorias na sinalização das faixas elevadas de pedestres no anel viário da BR-262, trecho urbano de Corumbá. A indicação foi dirigida ao superintendente do DNIT, Euro Nunes Varanis Junior, destacando a necessidade de sinalização vertical e horizontal entre as ruas Tenente Mendes e Ceará.

“A situação se agrava diante da ausência de iluminação pública na rodovia, aumentando o risco de acidentes e comprometendo a segurança de pedestres e condutores de veículos. A instalação da sinalização é medida necessária para garantir maior segurança viária no anel”, afirmou.

👉 📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram