Para mostrar que a força da arte não tem barreiras, o Programa Vale Música uniu a musicalidade da Orquestra Ouro Preto e a vitalidade da dança do Instituto Moinho Cultural, em um vídeo especialmente gravado durante o período de distanciamento social. A música “La Muerte del Ángel”, do compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992), foi escolhida fazer essa ponte entre Ouro Preto-MG e Corumbá-MS. O vídeo foi lançado nesta segunda, dia 6, e está disponível nas redes sociais e no canal da Orquestra Ouro Preto no YouTube.
De casa, o Maestro Rodrigo Toffolo, os músicos da Orquestra e os bailarinos, da Cia. de Dança do Pantanal gravaram suas interpretações e mostraram a beleza desse intercâmbio artístico como uma forma de amenizar e acalentar o coração do público nesses dias de incertezas. O desafio era fazer algo inédito que trouxesse o movimento da dança para ilustrar toda a dramaticidade da música do compositor argentino. O resultado é um vídeo cheio de vida, inspiração e que abre os olhos para novas perspectivas.
“Essa troca de experiências entre as instituições é um intercâmbio rico e complementar, que trouxe traduções interpretativas diferentes e cheias de personalidade. Um encontro fértil entre partes distintas, que demonstra com clareza que a união, por meio do fomento cultural, acelera o desenvolvimento artístico, humanístico e, consequentemente, o social. E toda jornada tende a ser mais prazerosa em boa companhia”, destacou o Maestro Rodrigo Toffolo.
Para diretora executiva do Moinho Cultural, este é mais um momento de intercambio proporcionado pelo projeto da Vale que tem colocado os integrantes do Moinho e da Companhia de Dança em momentos de muito aprendizado e integração.
O programa Vale Música é um projeto incrível que nos abre um caminho incrível nós conseguimos no ano passado tocar no Teatro Municipal junto com a Orquestra Sinfônica Brasileira e também termos esse intercambio com a orquestra Ouro Preto, participantes do moinho tocando ao lado dessa Grande orquestra.
Então são experiências únicas que neste momento de pandemia vem sendo realizada de forma contínua, estamos tendo aulas com a Orquestra Sinfônica Brasileira toda semana então os meninos estão tendo essa oportunidade de receber um musicista da Orquestra Sinfônica e da Orquestra de Ouro Preto dentro de casa junto da nossa plataforma teens de maneira digital e agora essa oportunidade da Orquestra Ouro Preto tocar, o Maestro Rodrigo enviou a musica e nossos bailarinos se transformaram em verdadeiros interpretes criadores, cada um dentro da sua casa criou essa coreografia sendo levados pelos estímulos da musica tocada pela orquestra de ouro preto e foi realmente um encontro de gigantes que nos deixou muito honrados mesmo de poder participar e dividir esse momento.
Com patrocínio da Vale, a Orquestra Ouro Preto atua, por meio do Programa Vale Música, na formação musical de crianças e adolescentes nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. A Cia. de Dança do Pantanal é um projeto do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano que atua com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, tendo já beneficiado mais de 20 mil pessoas.
As informações são da Ascom Orquestra Sinfônica de Ouro Preto