Frente fria intensa deve derrubar temperaturas e provocar chuvas em MS

Frio intenso mantém temperaturas baixas em Mato Grosso do Sul neste sábado

Mato Grosso do Sul entrou em dois alertas meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que apontam a chegada de uma nova frente fria acompanhada de chuvas e rajadas de vento.

O primeiro aviso, com início previsto para a madrugada desta segunda-feira (24), prevê queda brusca nas temperaturas, com declínio acima de 5 °C, afetando toda a população do estado.

A queda acentuada nos termômetros deve permanecer até a noite de terça-feira (25) e representa risco potencial à saúde, especialmente para idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A combinação entre o avanço de massas de ar polar e a atuação de um ciclone extratropical no Atlântico agrava a sensação térmica de frio, mesmo que o fenômeno não atinja diretamente o continente.

Além do frio intenso, o segundo alerta meteorológico do Inmet foi ativado para o período entre 10h e 21h também desta segunda-feira. A previsão é de chuvas com volume entre 20 e 50 milímetros, associadas a ventos de 40 a 60 km/h. Mesmo com baixo risco de danos severos, como cortes de energia elétrica e alagamentos, o Instituto orienta a população a evitar áreas abertas, manter distância de torres e placas metálicas, e não utilizar eletrônicos ligados à rede durante o temporal.

A instabilidade deve ser intensificada ainda pela chegada de consecutivas frentes frias que seguem em direção ao Centro-Sul do Brasil. De acordo com análises do Climatempo, uma segunda massa polar deve alcançar Mato Grosso do Sul na sexta-feira (28), intensificando ainda mais o frio e podendo provocar geadas no sul do estado, com registros de temperatura mínima próximos a 0 °C.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

chamanozapdesk frente fria

Veja também