Campanha Seu Abraço Aquece amplia doações e integra ações sociais em MS

news 175092 1774526494

O Governo de Mato Grosso do Sul apresenta neste domingo o lançamento simbólico da campanha de agasalho Seu Abraço Aquece durante a 4ª Corrida dos Poderes, marcada para as 16h30 na Concha Acústica Helena Meireles no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande.

A iniciativa é organizada pela Secretaria de Estado de Administração e integra um ciclo de ações voltadas ao bem-estar, à saúde e ao voluntariado dos servidores públicos estaduais que, em 2026, reúne também a Corrida dos Poderes e a campanha de arrecadação de brinquedos Caixa Encantada com a mobilização da primeira-dama Mônica Riedel.

O lançamento oficial ocorrerá na quarta-feira (1º) às 8h30 no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo com coletiva de imprensa e reunião de trabalho com multiplicadores e secretários estaduais. Na mesma data serão abertas as inscrições para as entidades interessadas em receber as doações no site oficial da campanha, com prazo até o dia 24 de abril.

As arrecadações seguem até o dia 20 de maio e os pontos de coleta estarão distribuídos em secretarias, autarquias, fundações estaduais e instituições parceiras. Podem ser doados cobertores, roupas, casacos, calçados e acessórios de inverno, novos ou em bom estado.

Criada em 2015 a partir de iniciativa dos próprios servidores públicos estaduais, a campanha consolidou-se como uma das principais ações solidárias do estado. Em 2025 foram arrecadadas 161,8 mil peças destinadas a 333 entidades em 32 municípios e em 2026 há previsão de ampliar a distribuição para municípios do interior, com o objetivo de alcançar mais famílias em situação de vulnerabilidade social.

O secretário de Estado de Administração Frederico Felini ressaltou a origem e o objetivo da campanha, “A campanha ‘Seu Abraço Aquece’ é uma iniciativa que nasceu dos servidores e traduz esse espírito de solidariedade que faz parte do serviço público. Nosso objetivo é ampliar ainda mais esse alcance, envolvendo cada vez mais pessoas e instituições nessa corrente do bem. É aquela máxima de desenvolvimento sustentável, sem deixar ninguém para trás”

A primeira-dama Mônica Riedel assinalou a estratégia de integração das ações para fortalecer o sentimento de pertencimento, “Quando unimos iniciativas como a corrida, a campanha Seu Abraço Aquece e a Caixa Encantada, ampliamos o impacto social e fortalecemos a cultura do voluntariado. É uma mobilização que envolve servidores e toda a sociedade em torno de um propósito maior, que é cuidar das pessoas. Ao mesmo tempo, as pessoas que são atendidas recebem um item importante que protege a vida, e, mais do que o agasalho, sentem que são parte da sociedade, que outras pessoas se importam e se mobilizam para que elas superem a situação de vulnerabilidade. Faz bem para toda a sociedade”

O secretário-adjunto de Estado de Administração Roberto Gurgel comentou o crescimento e a organização das campanhas, “Tanto as campanhas Seu Abraço Aquece e Caixa Encantada, quanto a Corrida dos Poderes, são iniciativas do Poder Executivo em conjunto com os demais poderes públicos e a sociedade. Isso mostra que a atuação coletiva, cada órgão ou entidade assumindo sua responsabilidade como agente de transformação, é o melhor caminho para o avanço social, econômico e humano do nosso Estado. E na SAD, como responsáveis para transversalidade da execução dessas iniciativas estamos a cada campanha, buscando melhorias e ainda mais trabalho em rede”

A campanha conta com uma rede de multiplicadores de abraços em todos os órgãos estaduais e parceiros, responsáveis por mobilizar servidores e organizar as arrecadações internamente. Há ainda o apoio de 16 instituições correalizadoras entre elas a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul ALEMS, a Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul Amamsul, a Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul Anoreg-MS, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul Cassems, a Defensoria Pública-Geral do Estado DPGE, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul Famasul, a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul Fiems, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul MPMS, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul OAB/MS, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Senar-MS, o Tribunal de Contas do Estado TCE-MS, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul TJMS, a Faculdade Insted, o Ministério Público do Trabalho MPT, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae-MS e a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul Acrissul

PUBLICIDADE


andorinha

Veja também