Governo investe em agroindustrialização para inclusão produtiva em Dois Irmãos do Buriti
A obra de ampliação e reforma da Empacotadora de Mandioca “Monte Alto”, no Setor Industrial de Dois Irmãos do Buriti, foi entregue oficialmente na quinta-feira (26) com aporte de R$ 365 mil pelo programa Pró-Desenvolve do Governo do Estado, ação que visa fortalecer a agroindustrialização e agregar valor à produção da agricultura familiar.
A modernização amplia a capacidade de processamento e empacotamento, melhora as condições de trabalho e eleva a qualidade do produto, segundo a Semadesc, Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.
A unidade beneficia atualmente 20 famílias e processa cerca de 5 mil quilos de mandioca por mês. A matéria-prima é adquirida de lavouras próximas, sobretudo de aldeias indígenas da região, além de produtores do município de Sidrolândia.
A produção já atende mais de 10 municípios e com a nova capacidade o alcance deve aumentar, ampliando a comercialização e agregando valor à produção familiar.
Jaime Verruck, secretário da Semadesc, destacou que o investimento integra a política estadual de incentivo à agroindustrialização e à agregação de valor à produção primária. “O Governo do Estado tem trabalhado para fortalecer as cadeias produtivas regionais, estimulando a industrialização da produção agrícola e ampliando oportunidades de renda no interior. Quando investimos em agroindústria familiar, estamos promovendo desenvolvimento econômico com inclusão social, especialmente em municípios estratégicos como Dois Irmãos do Buriti”
A entrega foi realizada na própria unidade industrial e, conforme a Semadesc, a parceria entre governo estadual, prefeitura municipal, empresário local e a câmara de trabalhadores tem se mostrado fundamental nas ações em cada município.
O investimento de R$ 365 mil, viabilizado pelo Pró-Desenvolve, representa avanço para a cadeia da mandioca na região e visa ampliar a agregação de valor à produção familiar, com impactos diretos na renda local.

