Fundtur MS mobiliza trade turístico para garantir proteção de crianças e adolescentes no Carnaval 2026
A iniciativa estadual “Pule, Brinque e Cuide” alinha-se ao Movimento Turismo que Protege, reforçando o compromisso de Mato Grosso do Sul com a segurança social durante os festejos.
A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) está mobilizando o trade turístico e os municípios sul-mato-grossenses para a implementação da campanha “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”, que será realizada durante o Carnaval de 2026. O objetivo principal é reafirmar o compromisso do Estado na prevenção de violações de direitos e na garantia de um ambiente seguro para o público infanto-juvenil nos principais destinos turísticos.
A ação da Fundtur MS faz parte de uma mobilização de escopo nacional, coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA). Conforme a Fundação, a participação estadual integra o Movimento Turismo que Protege, consolidando a atuação conjunta entre os setores de turismo, direitos humanos e proteção social.
Para a realização do Carnaval 2026, a campanha conta com o apoio institucional do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/MS) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Além disso, a iniciativa envolve a articulação com diversas organizações da sociedade civil e outros órgãos parceiros essenciais para a execução do plano.
Para Bruno Wendling, presidente da Fundtur MS, a campanha “Pule, Brinque e Cuide” é fundamental para a imagem do setor no estado. O gestor destaca que a ação “reforça o posicionamento do turismo sul-mato-grossense como um setor comprometido com a responsabilidade social e com a proteção integral de crianças e adolescentes durante os festejos carnavalescos”.
Tânia Regina Comerlato, gestora de Ações Sociais da Fundtur-MS e conselheira estadual dos direitos da criança e do adolescente, detalha o público-alvo da mobilização. Segundo a conselheira, “a campanha tem caráter educativo e orientador, voltado à sociedade em geral e, especialmente, aos organizadores de eventos, meios de hospedagem e prestadores de serviços turísticos”.
Diretrizes e Proibições para o Trade Turístico
Entre as principais recomendações divulgadas pela Fundtur, está a rigorosa proibição da venda ou oferta de bebidas alcoólicas, bem como de outras substâncias que causem dependência, para crianças e adolescentes. A iniciativa visa garantir que os prestadores de serviços turísticos sigam as normas estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Outras exigências importantes incluem a necessidade de documentação completa no momento da hospedagem e a vedação do transporte de indivíduos menores de 16 anos desacompanhados de seus responsáveis. A campanha também foca no combate ao trabalho infantil, proibindo atividades laborais para crianças e adolescentes menores de 14 anos, prática caracterizada como exploração.
A Fundtur MS convida toda a sociedade, o trade turístico e os municípios a fortalecerem esta rede de cuidado e vigilância ativa nos destinos do estado. Em caso de suspeita de violência ou exploração sexual, a orientação é acionar imediatamente os órgãos competentes, como o Conselho Tutelar e as delegacias especializadas, ou utilizar o Disque 100 para denúncias. Os materiais de divulgação da campanha estão disponíveis para download neste link: https://shre.ink/5H6T.

