Teto de escola desaba em Miranda e feriado livra alunos de tragédia maior

No momento, você está visualizando Teto de escola desaba em Miranda e feriado livra alunos de tragédia maior
  • Autor do post:
  • Post publicado:16 de novembro de 2024

Miranda (MS)- O teto de uma escola municipal na cidade de Miranda, desabou na tarde desta sexta-feira (15), gerando pânico em moradores e familiares de crianças que estudam na instituição. O incidente ocorreu durante o feriado nacional do Dia da Proclamação da República na Escola Roberto Almeida, situada na rua Satio Massuda, no centro da cidade. Felizmente, não havia ninguém no prédio no momento, o que evitou vítimas. 

“Se tivesse aula hoje, teríamos perdido todas as nossas crianças”, relatou um pai de aluno, reforçando o clima de alívio misturado à indignação. Segundo informações dos pais dos alunos, a estrutura do prédio teria passado por inspeções recentes, mas os resultados das vistorias não foram divulgados, segundo relatos de moradores. 

Em nota oficial, a Prefeitura Municipal admitiu ter ciência de problemas estruturais identificados por meio de uma vistoria no dia 05 de novembro. Ainda segundo a nota divulgada na página do Facebook da Prefeitura, o laudo mencionava o risco iminente de colapso, comprometendo sua integridade e colocando em risco a segurança de alunos, professores e funcionários.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Miranda vem informar ao público sobre o incidente ocorrido na Escola Municipal Roberto Paulo Almeida, na data de hoje, 15 de novembro de 2024, quando ocorreu o desabamento parcial da cobertura do saguão principal.

Em inspeção técnica realizada pelo setor de engenharia do município, no dia 05 de novembro de 2024, foram constatados problemas estruturais na cobertura da escola. O laudo indicou falhas na tesoura de sustentação da cobertura, apontando risco iminente de colapso, comprometendo sua integridade e colocando em risco a segurança de alunos, professores e funcionários.

Diante dessas constatações, o Secretário de Educação, em um esforço diligente para garantir a segurança da comunidade escolar, desenvolveu as seguintes medidas:

  • Solicitou imediatamente um reparo emergencial, com a substituição ou reforço da estrutura danificada.
  • Recomendou a restrição do acesso ao saguão, para minimizar os riscos à segurança.
  • Antecipou as provas escolares, com o intuito de reduzir o impacto acadêmico devido à necessidade de interdição.
  • Informou prontamente o Ministério Público sobre a situação, buscando respaldo legal e acompanhamento para uma rápida resolução do problema.

Infelizmente, apesar das medidas preventivas e ações adotadas, a estrutura entrou em colapso antes da conclusão dos reparos emergenciais.

É importante ressaltar que, no momento do desabamento, a escola já havia implementado protocolos de segurança para minimizar a exposição ao risco.

A Prefeitura lamenta profundamente o ocorrido e reitera seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos.

A Secretaria de Obras e o setor de engenharia estão mobilizados para uma análise completa dos danos, tomando as medidas corretivas possíveis e garantindo que situações como essas não se repitam.

A Prefeitura se coloca à disposição para prestar todo o apoio necessário à comunidade escolar e demais detalhes e seguirá trabalhando incansavelmente para restabelecer as condições seguras de uso da escola o mais breve possível.

Atenciosamente,

Prefeitura Municipal