Corumbá (MS)- Nesta sexta-feira, 2 de agosto, o Partido Renovação Democrática (PRD) confirmou a candidatura de Delcídio do Amaral à Prefeitura de Corumbá durante sua convenção municipal. O evento também selou a formação da chapa de vereadores que concorrerá nas eleições de 2024, previstas para 6 de outubro.
Presidido em Mato Grosso do Sul por Delcídio, o partido já conta com o suporte do Avante e Podemos e segundo informou o próprio presidente estadual, outras alianças estão em processo de integração ao projeto e devem ser anunciadas em breve.
Em seu discurso, Delcídio do Amaral destacou a necessidade de uma “retomada” para Corumbá.
“Acredito que chegou a hora da retomada! Retomada é uma palavra mágica para Corumbá, o nosso 13 de junho! Vamos retomar uma nova política voltada para o cidadão, com foco em integração internacional, qualificação de mão de obra, inovação, tecnologia, saúde e segurança pública, vamos retomar Corumbá como uma das cidades mais magnificas e importantes do nosso estado e que se perdeu, vamos voltar a olhar para cima, e retomar o lugar de destaque e a importância que nós temos”, afirmou.
Com uma vasta experiência de gestão na administração política, o candidato falou sobre os desafios do retorno ao cenário político e o que espera durante a campanha, a qual comparou a uma luta de “Davi contra Golias”.
“Será uma campanha dura, com quatro candidatos muito competitivos. Mas uma campanha também de Davi contra Golias, o Golias, inchadão, com muito dinheiro, e nós na rua! Mas espero que possamos discutir projetos e propostas que priorizem o que é importante para nossa cidade”, disse.
Convenção
O ato realizado no Lions Clube na noite desta sexta-feira (2), foi acompanhado por um grande número de pessoas, políticos como a Senadora Soraya Thronicke, presidente estadual do Podemos, vereadores, vereadora e lideranças políticas da cidade.
Além de ratificar a escolha de Delcídio do Amaral para prefeitura a convenção partidária efetivou 32 candidaturas aos cargos de vereadores e vereadoras no município.
Serão 16 candidaturas pelo PRD e 16 pelo Podemos, os dois partidos terão cinco mulheres e 11 homens concorrendo no pleito.
Vice a definir e mais alianças
Delcídio enfatizou que a escolha do nome de quem será o candidato ou candidata a vice na chapa, está em definição. Ele confirmou que o partido ainda trabalha com a possibilidade de ampliação de apoio e a chegada de novas legendas para compor a aliança para as eleições.
“Nós temos aqui a chapa do Avante, do Podemos e do PRD. Acho que nós vamos ampliar essa chapa e acho que é um movimento político extremamente relevante, importante. E aí junto com isso a vice. Mas também não vai demorar muito tempo porque nós temos poucas horas aí para definir e fechar a aliança que será uma grande surpresa nessa eleição. Talvez a maior”, concluiu Delcídio.
Partido Renovação Democrática
Criado em 26 de outubro de 2022, a partir da fusão dos partidos Patriota e PTB, o Partido Renovação Democrática participa, em 2024, da sua primeira disputa eleitoral.
Em Mato Grosso do Sul, o partido que teve apenas seis meses para se organizar chega para as eleições deste ano com diretórios estabelecidos em 33 municípios e projeta candidaturas majoritárias em todas as macrorregiões do estado.
Delcídio do Amaral
Delcídio do Amaral, 69 anos, nascido em Corumbá em 8 de fevereiro de 1955, é Engenheiro de formação e possui uma trajetória distinta como executivo e político. No universo corporativo, foi assumiu cargos executivos nas principais indústrias energéticas do mundo, com passagens pela Shell, Eletrobras e Petrobras.
Na política, ocupou cargos importantes como Ministro de Minas e Energia, e eleito Senador da República por Mato Grosso do Sul em dois mandatos.