CBF recusará jogos da seleção sem VAR após polêmica em amistoso contra Espanha

Você está visualizando atualmente CBF recusará jogos da seleção sem VAR após polêmica em amistoso contra Espanha
  • Autor do post:
  • Post publicado:27 de março de 2024

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se posicionou contundentemente contra a ausência do VAR no amistoso entre Brasil e Espanha, realizado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri. A partida, que terminou empatada por 3 a 3, foi marcada por polêmicas de arbitragem, incluindo dois pênaltis marcados para a Espanha, ambos contestados pela seleção brasileira.

Em entrevista coletiva, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, classificou a falta de VAR como “inaceitável” e “um retrocesso para o futebol”. Ele afirmou que a entidade levará o assunto à FIFA para a tecnologia ser obrigatória em todos os jogos da seleção brasileira, incluindo amistosos.

“O futebol é um esporte moderno e o VAR é uma ferramenta fundamental para garantir a justiça das partidas. Não podemos admitir que jogos importantes como este sejam decididos por erros de arbitragem”, disse Ednaldo.

O presidente da CBF também destacou que a entidade investe na utilização do VAR em todas as competições que organiza no Brasil, desde a Série A até as divisões de base. “Somos a confederação que mais utiliza o VAR no mundo e não podemos abrir mão dessa tecnologia em jogos da seleção”, completou.

Ednaldo Rodrigues revelou que, além do pedido à FIFA, a CBF definiu internamente que a seleção não voltará a campo em partidas sem o VAR. A decisão foi tomada em conjunto com a comissão técnica e jogadores, que também se manifestaram contra a ausência da tecnologia no amistoso contra a Espanha.

O técnico Dorival Júnior lamentou a falta do VAR e disse que a arbitragem se acostumou a contar com o auxílio da tecnologia. “O VAR veio para ficar e a própria arbitragem está condicionada ao seu trabalho. No lance do primeiro pênalti, o árbitro demorou 10 segundos para marcar, o que demonstra que ele não tinha certeza da decisão”, afirmou.

Os jogadores da seleção brasileira também se uniram às críticas à ausência do VAR. O goleiro Bento, que defende o Athletico-PR, destacou que a tecnologia é fundamental em jogos de alto nível. “É estranho não ter VAR nesse nível. É necessário e ajudaria. Talvez tivéssemos um resultado diferente hoje”, ponderou.

O ponta Savinho, que atua no Girona, da Espanha, disse que nunca jogou uma partida profissional sem o VAR e se mostrou surpreso com a ausência da tecnologia no amistoso. “É muito estranho. Acho que nunca joguei sem VAR. E os pênaltis? Não posso falar sobre isso”, disse.

O zagueiro Fabrício Bruno evitou entrar em detalhes sobre as polêmicas de arbitragem, mas ressaltou a força mental da seleção brasileira em buscar o empate mesmo com as decisões controversas do árbitro. “É difícil falar, mas o que podemos fazer é o que fizemos: jogar com mentalidade forte até o final”, afirmou.

Andreas Pereira, que atua no Fulham, da Inglaterra, e está acostumado com o VAR na Premier League, considerada a melhor do mundo, reforçou a importância da tecnologia. “Os dois pênaltis, se tivesse VAR, não seriam marcados. Tem que ter VAR nesses jogos. Os árbitros já estão acostumados, então para ele também foi difícil”, disse.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular