Corumbá (MS)- A Marinha do Brasil, através do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), realizou na tarde desta sexta-feira, 15 de março, o resgate de dois homens em uma área de difícil acesso no Pantanal sul-mato-grossense.
A ação, em cooperação com o Corpo de Bombeiros, resgatou um senhor de 64 anos que sofreu um acidente com o polegar da mão esquerda, com risco de hemorragia e infecção.
Durante a permanência da equipe médica no local, foi identificado ainda a necessidade de atendimento médico especializado, a um homem de 37 anos, que apresentava sintomas de dengue.
Diante dos fatos, ambos receberam os primeiros atendimentos ainda no local e posteriormente, foram transportados para a base naval em Ladário, onde as viaturas do Corpo de Bombeiros aguardavam para finalizar o resgate com a remoção de ambos ao pronto-socorro de Corumbá.
EVAM
A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de Evacuação Aeromédica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência.
O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância do sinistro, entre outros.