TCE recebe nova denúncia de irregularidades em licitações da Prefeitura de Corumbá

Você está visualizando atualmente TCE recebe nova denúncia de irregularidades em licitações da Prefeitura de Corumbá
Gestão financeira do município tem a pior nota dos últimos 10 anos / Foto: Weber Reis
  • Autor do post:
  • Post publicado:5 de janeiro de 2024

Corumbá (MS)- O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) recebeu uma denúncia da empresa Prime Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda. contra a Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento de Corumbá.

A empresa alega que o edital do Pregão Eletrônico n. 80/2023, que visa contratar uma empresa para gerenciar a frota de veículos e maquinários do município, contém irregularidades que prejudicam a competitividade e a legalidade do certame.

Segundo a denunciante, o edital exige que a empresa contratada tenha um preposto in loco ou no estado de Mato Grosso do Sul, restringindo a participação de empresas de outros estados.

Além disso, o edital obriga a empresa contratada a receber, conferir e enviar ao contratante as notas fiscais emitidas pelos postos credenciados, o que transfere uma responsabilidade que deveria ser do próprio contratante.

A denúncia foi distribuída ao conselheiro designado plantonista Osmar Domingues Jeronymo, que decidiu intimar o secretário municipal de Gestão e Planejamento de Corumbá, Álvaro Bernardo de Lima, para apresentar justificativas sobre as supostas irregularidades em licitação no prazo de cinco dias úteis.

O conselheiro também optou por adiar a análise de uma possível medida cautelar para suspender a contratação, até que sejam esclarecidos os fatos e as consequências práticas da suspensão. Ele ainda ressaltou que o próprio jurisdicionado pode anular ou corrigir o edital, no exercício da autotutela.

O objeto da licitação é a contratação de uma empresa para o gerenciamento via internet da frota de veículos e maquinários do município, para o fornecimento de combustíveis (gasolina comum, diesel S-10 e arla 32) por demanda, em rede de postos credenciados, por meio de sistema eletrônico, com cartão magnético/eletrônico.

Recorrente

Esta é a segunda denúncia recebida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul em menos de uma semana contra a gestão de licitações da Prefeitura de Corumbá.

No início desta semana o TCE intimou o Prefeito Marcelo Iunes a prestar esclarecimentos, após a empresa Serv Teck Facilities Ltda. denunciar o Município de Corumbá por possíveis irregularidades na licitação de registro de preços para a compra de kit material escolar para os alunos da rede municipal de ensino.

A licitação planeja adquirir kit material escolar para atender os alunos matriculados na rede municipal de ensino de Corumbá.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular