Câmara homenageia general Marcelo Zanon pelo trabalho realizado à frente da 18ª Brigada

Você está visualizando atualmente Câmara homenageia general Marcelo Zanon pelo trabalho realizado à frente da 18ª Brigada
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de dezembro de 2023

O General de Brigada Marcelo Zanon Harnisch passa o comando da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal – Brigada Ricardo Franco, na próxima sexta-feira, 8 de dezembro, e, ontem, terça-feira, 5, recebeu uma justa homenagem da Câmara Municipal de Corumbá, pelos relevantes serviços prestados à frente da instituição militar.

normal IMG 20231206 WA0217

O comandante foi agraciado com Moção de Congratulação durante sessão ordinária do Poder Legislativo corumbaense, por meio de uma iniciativa do presidente Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), presidente da Casa de Leis, e assinada por todos os vereadores.

Marcelo Zanon deixa o comando da Brigada de Infantaria após 1 anos e oito meses. Ele foi transferido para o Rio de Janeiro onde, na próxima semana, assume a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) – Sistema Colégio Militar do Brasil, responsável por 15 colégios militares brasileiros, 16 mil alunos e quatro mil colaboradores.

Publicidade

99

Responsável pelo comando de todos os quarteis da região e das cidades de Coxim e Porto Murtinho, o general disse ter sido gratificante a sua passagem à frente da 18ª Brigada. Fez um agradecimento especial aos vereadores pela Moção de Congratulação, bem como pela Medalha do Mérito de Antônio Maria Coelho e pelo título de Cidadão Corumbaense, também outorgados pela Câmara.

Fez um elogio ao 3º sargento da reserva Salomão Gonçalves, da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul e da Polícia Militar de Mato Grosso, outro homenageado da noite, afirmando ser um exemplo a seguir, bem como ao tenente-coronel Carlos Magnos, do 6º Batalhão de Polícia Militar, que prestigiou a sessão.

Emocionado, o general fez um balanço da sua passagem à frente da instituição militar brasileira; falou sobre futebol (acompanhou os jogos do Corumbaense no Arthur Marinho, vibrou com a classificação para a série A do Campeonato Estadual, e que agora espera o título), e destacou a parceria estabelecida com a população corumbaense, com a Câmara de Vereadores, com o Poder Executivo, enfim, com todos os segmentos da sociedade.

“Logo que cheguei aqui em Corumbá, fizemos um diagnóstico de todos os quarteis sob nossa responsabilidade. Senti o Exército um pouco distante da população”, observou relatando que buscou se aproximar mais das questões sociais, econômicas, visando estabelecer um relacionamento mais próximo de todos.

normal IMG 20231206 WA0201

E o resultado foi considerado satisfatório. “Hoje, empresas da cidade participam das licitações e prestam serviço ao Exército, fazendo obras dentro do Comando da Brigada. Com certeza vão participar quando a gente abrir as licitações da nova sede da Brigada na área existente no Anel Viário, que vai injetar cerca de R$ 70 milhões na economia local. Espero que empresas daqui da cidade ganhem essas licitações”, revelou.

Disse que essa aproximação foi fruto de um trabalho conjunto, de toda a equipe da Brigada de Infantaria. “Eu tenho muita sorte de ter uma equipe de muita qualidade, que trabalhou muito bem”, continuou.

BEM RECEBIDO

Afirmou que a passagem por Corumbá e região, vai ficar marcada. Disse ter feito muitas amizades, lembrou o tratamento recebido da população, das conversas, do bom dia, boa tarde e boa noite recebidos de pessoas que não conhecia e nem sabia de seu posto, ao contrário de outras cidades.

“Nós fomos muito felizes aqui. Vou voltar com certeza. Espero em breve vir aqui para rever os amigos que fizemos, tanto no campo profissional, quanto no campo pessoal, em todos os níveis”, enfatizou. E já previu uma visita em fevereiro “quando vai ter a passagem de comando no Colégio Militar de Campo Grande. Pretendo dar uma esticada aqui para rever os amigos”, prosseguiu.

AGRADECIMENTO

Bira afirmou que as homenagens foram mais do que justas. A exemplo da Moção de Congratulação, as outras duas, Medalha do Mérito de Antônio Maria Coelho e o Título de Cidadão Corumbaense, foram aprovadas por unanimidade pela Casa de Leis. “Quero deixar aqui o nosso muito obrigado pelo serviço prestado à nossa região. O senhor sempre deu a devida importância para essa Casa de Leis, tratou a todos com carinho e é uma grande satisfação receber o senhor hoje aqui”, afirmou lembrando que, devido a agenda já prevista para sexta-feira, 8, os vereadores não poderá prestigiar o ato de troca de comando da Brigada. A entrega de Títulos de Cidadão Corumbaense ocorre na mesma data e horário.

“Que não seja um adeus, mas um até logo. Que o senhor possa voltar se não a trabalho, mas para visitar os amigos que tenho certeza, e o senhor fez muito. O senhor deixou sua marcada registrada em Corumbá, seu legado, e as portas sempre estarão abertas. O senhor será bem recebido todas as vezes que visitar a cidade”, concluiu.

Os vereadores Alexandre Vasconcellos, Manoel Rodrigues e Elinho Junior também enalteceram o trabalho realizado pelo general-de-brigada Marcelo Zanon. “Tenha certeza de que sementes plantadas em Corumbá renderão muitos frutos”, afirmou Alexandre se referindo inclusive à atuação no campo do turismo, resgatando Forte Coimbra como um valioso produto turístico.

Manoel enalteceu a parceria estabelecida por Zanon com todas as instituições locais, do apoio ao Município, inclusive na área de segurança. “Por tudo que o senhor realizou, tenho certeza de que Deus acompanhará o senhor no seu trabalho, na sua administração”, disse. Elinho, por sua vez, afirmou que “Corumbá já está com saudade do serviço prestado pelo senhor à cidade. Vai fazer falta”, observou desejando sucesso à frente do Colégio Militar do Brasil.