PROERD forma mais de 400 alunos de cinco escolas da Rede Municipal de Corumbá

Você está visualizando atualmente PROERD forma mais de 400 alunos de cinco escolas da Rede Municipal de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:25 de novembro de 2023

Mais de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) receberam certificados de formação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A cerimônia aconteceu na manhã deste sábado, 25 de novembro, no ginásio poliesportivo Lucílio de Medeiros. Foi a segunda formatura deste ano.

Foram entregues diplomas para os estudantes, das quintas séries, das escolas José de Souza Damy; Barão do Rio Branco; Fernando de Barros; Izabel Corrêa de Oliveira e Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.

Segundo o secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, a formação no PROERD é “uma vacina” que os estudantes da Rede Municipal recebem contra as drogas e violência. O titular da Educação destacou que o prefeito tornou o programa uma política pública municipal, definido por lei, com objetivo de desenvolver um sistema de prevenção à violência e ao uso indevido de drogas em escolas, para crianças, adolescentes e jovens.

Comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Magno da Silva, destacou que as lições do PROERD vão muito além do trabalho de prevenção às drogas.

formatura proerd3 PROERD
Comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Magno da Silva

“Este é  o caminho mais objetivo porque apresentamos a criança uma forma de decidir mais segura. Não tratamos só sobre drogas, abordamos decisões seguras sobre a questão do bullying; discutimos a falta de respeito; a questão da violência escolar e, também, sobre a questão da dependência química. Não tratamos de drogas em sala de aula, mas do efeito que isso pode causar após a falta de decisão segura”.

Coordenador estadual do PROERD, coronel PM Alexandre Rosa Ferreira, afirmou que ao tornar o programa Lei Municipal, o prefeito Marcelo Iunes demonstra “estar preocupado com a questão das drogas nas escolas. Quando nós tivemos em vista estabelecer o PROERD nos municípios, nós buscamos o poder público. Conversamos com os prefeitos para conscientizá-los da necessidade da implantação de um projeto que, em longo prazo, vai trazer benefícios em relação à questão da formação. A lei municipal só facilita o tratamento e as tratativas futuras em relação à sequência do PROERD”.

Formatura Proerd

Proerd lei municipal

Sancionada por meio da lei n° 2.836, que institui como Política Pública Municipal o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), visa ampliar e fortalecer o trabalho de enfrentamento às drogas, principalmente no ambiente escolar. A promoção da cidadania e a disseminação da cultura da paz também são objetivos descritos na Lei Municipal, que será coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

O programa será executado pela Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul em parceria com o Executivo Municipal. As atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência incluem a promoção de cursos, por policiais, para crianças, adolescentes, jovens, pais e professores, com o propósito de esclarecer as consequências da utilização das drogas lícitas e ilícitas.

A realização de aulas sistemáticas de prevenção ao uso abusivo de substâncias psicotrópicas, que causam dependência física ou psíquica, para as comunidades escolar e condominial, e a articulação com a realização de campanha em busca de parcerias para garantir a sustentabilidade, ampliação e aperfeiçoamento do programa também são focos do programa.

A Lei Municipal ainda tem como objetivos desenvolver um sistema de prevenção à violência e ao uso indevido de drogas em escolas, para crianças, adolescentes e jovens; ampliar a integração entre a Polícia Militar e a comunidade, pautada no respeito disciplina e no convívio saudável com a sociedade; e desenvolver habilidades nos operadores de segurança, no sentido de prevenir a utilização de drogas ilícitas e lícitas.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular