Ipec: Lula tem 51% dos votos válidos e Bolsonaro, 37%; Ciro e Tebet empatam

Você está visualizando atualmente Ipec: Lula tem 51% dos votos válidos e Bolsonaro, 37%; Ciro e Tebet empatam
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de outubro de 2022

A última pesquisa Ipec antes do primeiro turno, divulgada neste sábado (1º/10), mostra o ex-presidente Lula (PT) com 51% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu três pontos percentuais em relação ao último levantamento, de 26 de setembro, e tem agora 37%.

De acordo com a pesquisa, a vitória do ex-presidente Lula no primeiro turno é incerta, uma vez que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos — o que faz o petista variar de 49% a 51% dos votos. Para que a disputa termine neste domingo (2/10), um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Confira também o resultado da última pesquisa Datafolha para presidente.

O levantamento mostrou pela primeira vez os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) empatados. A emedebista se manteve com 5% dos votos válidos, enquanto o ex-governador do Ceará oscilou para baixo, de 6% para 5%. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d’Avila (Novo) se manteram com 1%.

Constituinte Eymael (DC), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU) e Leo Péricles (UP) não pontuaram.

Os votos válidos são calculados após a exclusão dos brancos, nulos e do percentual de entrevistados que afirmam estar indecisos. Para vencer no primeiro turno, é preciso ter 50% dos votos mais um.

Confira a variação dos candidatos em relação ao último levantamento

  • Lula (PT): 51% [-1]
  • Jair Bolsonaro (PL): 37% [+3]
  • Ciro Gomes (PDT): 5% [-1]
  • Simone Tebet (MDB): 5% [=]
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1% [=]
  • Felipe d’Avila (Novo): 1% [=]

O levantamento do Ipec foi contratado pela Rede Globo. 3008 pessoas foram entrevistadas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00999/2022.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular