SEBRAE inaugura novo centro de atendimento no Pantanal com foco na sustentabilidade

  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de setembro de 2022

Com uma estrutura voltada ao desenvolvimento sustentável, a nova sede do Centro Sebrae Pantanal, foi inaugurada nesta quarta-feira 31 de agosto em Corumbá. O local recebeu investimentos com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento e a promoção de negócios na região promovendo o fortalecimento econômico de Corumbá e Ladário.

A nova sede fica na Avenida Rio Branco, 1180, no Universitário e conta com uma infraestrutura voltada para contribuir com assuntos relevantes ligados ao bioma. O direcionamento do trabalho a ser realizado nessa nova unidade é de atuar como um “hub” para que diferentes entidades, empresários, comunidades, organismos governamentais e instituições de pesquisa tenham um ponto de convergência para discutir o Pantanal.

A cerimonia contou com a presença do presidente da Federação das Industrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS), e presidente do conselho deliberativo do Sebrae Sérgio Longen e o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Conforme o presidente do conselho deliberativo, o foco dos trabalhos que serão desenvolvidos na unidade do Centro Sebrae Pantanal, estarão voltados à sustentabilidade.

sebrae
Foto: Weber Reis

 “A presença do Sebrae reforça o cumprimento do seu papel e estamos alinhados com os investimentos que estão sendo feitos nesta região, a própria pequena e média empresa também precisa deste suporte. O SEBRAE passou por uma reestruturação e nós redirecionamos essas ações agora para o Sebrae Pantanal com um objetivo muito claro de sustentabilidade e apoio ao desenvolvimento regional”

Sergio Longen reforçou que os investimentos na região trarão um atendimento diferenciado levando em consideração as particularidades existentes na região e suas demandas.

“Entendemos que precisamos construir esse atendimento regional, e temos um grupo de trabalho hoje deliberado pela diretoria que trarão as demandas regionais, até porque é muito difícil você pegar os produtos de prateleira do Sebrae nacional e colocar aqui em Corumbá com suas particularidades regionais, então é interessante que a sociedade envolvida com o que o Sebrae tem de apoio, possa construir as demandas regionais e é nessa linha que nossa secretaria executiva vai trabalhar no Sebrae Pantanal”

sebrae2
Foto: Weber Reis

Estrutura

O prédio, que já abrigou uma unidade convencional do Sebrae/MS, foi remodelado externamente e internamente. O conceito de natureza foi levado para dentro do espaço, que reserva um contexto inovador. Essas mudanças podem ser percebidas desde a entrada principal, que em meio ao concreto leva peças de madeira que apresentam uma continuidade no interior.

A presença do Sebrae nesse contexto múltiplo do Pantanal ficou mais fortalecida a partir do início do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, que teve início no segundo semestre de 2021 e está em curso. Esse trabalho amplo é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal que foram atingidos pelos incêndios florestais de 2020 e pela pandemia da covid-19.

A partir dele há a capacitação para fortalecer governança e produção na economia criativa nas comunidades da região; fortalecimento do turismo e melhoramento de processos em empresas que atuam em Aquidauana, Miranda, Corumbá, Corguinho, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim; além da valorização da culinária pantaneira em municípios do norte do Estado a partir de cursos em parceria com o Sistema Fecomércio, por meio do Senac.

centro sebrae pantanal corumba 3 scaled

No eixo do agronegócio, o Pró Pantanal desenvolve ações conjuntas com a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO) para apoio em ampliação do sistema de pecuária orgânica e sustentável no bioma. Existe também trabalho com parceria do Sistema Famasul e sindicatos rurais para inserir a apicultura em comunidades, como no Passo do Lontra e na comunidade do Salobra.

As ações em desenvolvimento dentro do Pró Pantanal têm alcançado comunidades ribeirinhas e empresários da zona urbana e da zona rural em 12 municípios localizados dentro do bioma, atuantes em diferentes setores econômicos. Com essas medidas em andamento e o cenário amplo de discussão em torno da biodiversidade, o Centro Sebrae Pantanal ainda coloca o município de Corumbá em posição de evidência sobre os assuntos ligados ao bioma.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular