Corumbá (MS)- Uma operação da Alfandega Nacional Boliviana em conjunto com a Armada Boliviana e o Município de Puerto Quijarro, apreendeu nesta sexta-feira, 06 de maio, quatro embarcações de bandeira brasileira, no Canal do Tamengo.
De acordo com informações, reportadas à imprensa local pelo gerente regional da Alfandega, Luiz Mollinedo, são quatro barcaças modelo tanque, utilizadas para o transporte de combustível.
Não foram repassadas informações de quem seria o responsável pelas embarcações que teriam sido encontradas abandonadas nas proximidades da cidade fronteiriça. Ainda de acordo com Mollinedo, a operação foi realizada ao longo de três dias, e tem por objetivo demonstrar a ação efetiva do país andino no combate e luta contra o contrabando.
A suspeita é de que as embarcações seriam utilizadas para transportar combustível possivelmente adquirido sem controle alfandegário e levadas ao território brasileiro.
As quatro barcaças foram removidas com auxílio do efetivo do Quinto Distrito Naval de Santa Cruz para as dependências da Aduana boliviana onde permanecem, à espera dos responsáveis para serem adotadas as medidas cabíveis.
Ainda conforme as informações repassadas pela imprensa local, nenhuma das barcaças possuía permissão para adentrar no território plurinacional boliviano.
A estimativa é de que as embarcações tenham valor estimado em B$ 5.400.000,00 (Cinco milhões e quatrocentos mil bolivianos).
- Com informações Ministério da Defesa da Bolívia e vídeo Entrecomillas