WhatsApp lançará opção de grupo com milhares de usuários, mas só após eleição

Você está visualizando atualmente WhatsApp lançará opção de grupo com milhares de usuários, mas só após eleição
  • Autor do post:
  • Post publicado:15 de abril de 2022

O aplicativo de mensagens WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (14) que uma atualização irá ao ar nas próximas semanas, com novos recursos que serão disponibilizados de forma gradual, como reações a mensagens, envio de arquivos mais pesados e o polêmico “WhatsApp Comunidades”, que teve o lançamento adiado para depois das eleições devido a um acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

Uma das novidades é que o usuário poderá reagir a mensagens enviadas com emojis, de forma semelhante ao que já acontece no chat do Facebook e Instagram, que, assim como o WhatsApp, também pertencem à Meta, de Mark Zuckerberg. Segundo o CEO Will Cathcart, seis emojis estarão disponíveis.

Além disso, a empresa permitirá que arquivos enviados dentro das conversas possam ter até 2GB, bem mais que a máxima atual de 100MB.

O recurso de apagar mensagens, que até então é restrito ao emissor, se estenderá a administradores de grupos, ou seja, eles poderão atuar como moderadores de conteúdo e deletar mensagens que considerarem problemáticas. Já as ligações em grupo, restritas a oito pessoas simultaneamente, poderão ser feitas com até 32 participantes.

atualizacao whats2

Os usuários do iPhone serão os primeiros a receber a atualização, com mudanças esperadas para permitir o gerenciamento de notificações de bate-papo em grupo e individuais. Internautas podem se inscrever para testar os recursos experimentais mais recentes do aplicativo, alguns dos quais nunca serão vistos pelo público em geral, por meio do “Whatsapp Beta”.

“WhatsApp Comunidades”

A funcionalidade mais polêmica da atualização, chamada de “WhatsApp Comunidades”, teve seu lançamento adiado para depois das eleições de 2022. O recurso começa hoje sua fase de testes.

A ideia é permitir a criação de grupos com milhares de pessoas: a princípio, as comunidades, que buscam atingir pequenos grupos com o mesmo interesse, como escolas, clubes locais e organizações sem fins lucrativos teriam limite de 10 grupos com 256 integrantes cada, mas o aplicativo estuda a possibilidade de aumentar o número para 512 usuários por grupo e também elevar a quantidade de grupos por comunidades.

“Dado os muitos comentários que recebemos, achamos que podemos fazer mais para facilitar a ajuda às pessoas a gerenciar essas conversas ocupadas entre esses tipos de grupos. (…) As comunidades também conterão novas ferramentas poderosas para administradores, incluindo mensagens de anúncio enviadas a todos e controle sobre quais grupos podem ser incluídos”, disse a empresa.

atualizacao whats3

No Brasil, o modelo de “comunidades” só será adotado após as eleições deste ano, devido a um acordo feito com o TSE.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular