Estudo de viabilidade para licitação da Malha Oeste será entregue no final de abril

No momento, você está visualizando Estudo de viabilidade para licitação da Malha Oeste será entregue no final de abril
  • Autor do post:
  • Post publicado:5 de abril de 2022

O estudo de viabilidade técnica e econômica que vai subsidiar o processo para a relicitação da Malha Oeste será concluído até o final do mês de abril. A informação foi dada na segunda-feira (4) pelo Ministério da Infraestrutura aos governos de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, por meio de videoconferência. Com isso, avançam os trâmites para a reativação do trecho ferroviário com mais de 1.973 km, saindo de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, até Mairinque, em São Paulo.

A estruturação do projeto para a relicitação da Malha Oeste é realizada pelo consórcio ‘Nos Trilhos de Novo’, composto por quatro empresas e liderado pela Latina Projetos Civis e Associados. O projeto foi contratado por meio do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e inserido no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal.

“Esse estudo vai definir o nível e o tempo de investimento necessário, qual o prazo e o volume de carga estabelecido para a reativação da Malha Oeste. Com a conclusão do estudo até o final de abril, já no mês de maio deverá ser realizada consulta pública para apresentá-lo às empresas interessadas, entidades e estados, a fim de que possam fazer algum tipo de manifestação. Isso tudo faz parte do processo para a relicitação”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro após a reunião.

Participaram da videoconferência o assessor de logística da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Lúcio Lagemann; o coordenador do Grupo de Trabalho – GT Ferrovias do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Fioravante; o diretor Ferroviário do Minfra, Ismael Thinks; o secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcelo da Costa; a coordenadora-geral de Planejamento e Projetos Especiais do Minfra, Katia Matsumoto, e Simone Kubachi Machado, da Secretaria de Logística e Transportes do Governo de São Paulo.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, o Governo de Mato Grosso do Sul já tem demandas para apresentar nas consultas públicas do processo de reativação da Malha Oeste.

ferrovia verruck
Secretário Jaime Verruck reforça a importância da retomada das atividades nessa ferrovia

“Vamos reivindicar que o período de concessão para a Malha Oeste seja ampliado de 30 para 40 ou 45 anos. Entendemos que, devido ao investimento necessário e ao volume e cargas, uma concessão por 30 anos não é viável e um período maior deverá melhorar a atratividade para a relicitação. Esse pedido será formalizado e apresentado na consulta pública”, afirmou.