Sol forte, calor e pancadas de chuva são destaques do tempo no dia dedicado às mulheres

Você está visualizando atualmente Sol forte, calor e pancadas de chuva são destaques do tempo no dia dedicado às mulheres
  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de março de 2022

Nesta terça-feira, 8 de março, dia internacional da mulher, as condições típicas de verão seguem predominando em grande parte de Mato Grosso do Sul. O sol brilha forte com variação de nebulosidade durante o dia, devido a um sistema de alta pressão que deve manter o tempo quente e seco até quarta-feira (09) segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima.

O forte calor associado a umidade pode favorecer a formação de pancadas de chuva com tempestades em áreas isoladas. Na região norte do Estado, especialmente entre os municípios de Sonora e Pedro Gomes, o Cemtec indica chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios.

Nesta terça, as temperaturas podem registrar mínimas entre 20°C a 24°C e máximas entre 29°C a 38°C no Estado. O Cemtec alerta para o tempo seco, com os níveis de umidade relativa do ar podendo ficar entre 15-35% nas horas mais quentes do dia.

Para aliviar o desconforto provocado pelo tempo seco, especialistas recomendam aumentar a ingestão de líquidos, evitar exposição ao sol ou atividade física nos momentos mais quentes do dia, umidificar ambientes e redobrar atenção com crianças e idosos.

Confira no mapa elaborado pela equipe do Cemtec, as condições de tempo e temperatura estimados para Campo Grande e alguns municípios do Estado nesta terça-feira.

mapa tempo 8 marco

Chuvas nos próximos quinze dias

precipitacao quinzena cemtec 248x300 2

Previsão estendida do Cemtec, indica que a chuva deve continuar com baixos acumulados na próxima quinzena. Até dia 15 de março há probabilidade para chuvas de moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, e os acumulados podem variar entre 10-70 mm devido a convergência de umidade em baixos níveis e aquecimento diurno. Além disso, o avanço de uma frente fria pode favorecer a formação de instabilidades. A região norte deve ter os maiores acumulados neste período.

No segundo período, que compreende os dias 15 a 23 de março, são esperados acumulados de chuva entre 10-90 mm, especialmente nas regiões pantaneira e sudoeste. Conforme o Cemtec, existe a probabilidade de chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular