PF apreende ônibus e van que transportavam 40 imigrantes ilegais em Corumbá

Você está visualizando atualmente PF apreende ônibus e van que transportavam 40 imigrantes ilegais em Corumbá
Veículo partia de uma chácara localizada em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de março de 2022

Corumbá (MS)- Em mais um flagrante de promoção da imigração ilegal dentro do território brasileiro, a Polícia Federal de Corumbá apreendeu nesta segunda-feira, 07 de março, um ônibus que transportava 40 imigrantes ilegais de nacionalidade boliviana.

De acordo com informações, além do coletivo, uma van e dois automóveis de passeio foram apreendidos em uma chácara em Corumbá, de onde partiam as viagens clandestinas com destino a São Paulo.

Ainda conforme o relatório policial, seis pessoas foram presas, sendo dois brasileiros e quatro bolivianos, apontados como os mediadores da imigração ilegal no país.

Também foi apreendido no local a quantia de R$ 3 mil reais. OS detidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Corumbá. Já os imigrantes que adentraram ao país de forma irregular, foram encaminhados para fronteira com a Bolívia e após serem multados pela falta de efetivo controle migratório ao ingressar no país, reconduzidos ao país de origem.

imigracao ilegal2
Imigrantes foram encaminhados para fronteira e reconduzidos ao país de origem

Quarto flagrante

Neste ano, este já é o quarto flagrante realizado pela Polícia Federal de Corumbá envolvendo transporte ilegal de imigrantes.  Desde o ano passado, a Polícia Federal vem fechando o cerco sobre a promoção da imigração ilegal no país.

Em 2021, duas grandes operações desarticulou uma quadrilha formada por brasileiros e bolivianos que se utilizam da clandestinidade para oferecer falsas facilidades para cidadãos estrangeiros, no Brasil, por meio de pagamento.

A quadrilha se aproveitava da situação de vulnerabilidade de cidadãos haitianos que chegavam ao Brasil fugindo de condições adversas em seus respectivos países.

Em ocasiões em que os “coiotes” foram acompanhados pelos policiais foi possível observar que, ao menos uma vez, cidadãos haitianos foram abandonados no meio da rua, após os criminosos perceberem a aproximação da polícia.

A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá/MS mantém canal de denúncias anônimas através do e-mail uip.cra.ms@pf.gov.br e do telefone 67 9 9202 8240. Caso saiba de informações sobre este ou outros casos de competência da PF entre em contato.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular