E.E Maria Helena Albaneze, é a nova “Escola da Autoria” de Corumbá

Você está visualizando atualmente E.E Maria Helena Albaneze, é a nova “Escola da Autoria” de Corumbá
A tarde de formação ocorreu na Escola da Autoria Júlia Gonçalves Passarinho e contou com a participação de cerca de 20 estudantes acolhedores.
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de fevereiro de 2022

A Escola Estadual Maria Helena Albaneze, localizada no bairro Popular Nova, em Corumbá, passará, a partir deste ano letivo (2022) a integrar ao Programa “Escola da Autoria”, que oferta ensino em tempo integral. Para iniciar suas atividades de Protagonismo, contou com o apoio da equipe da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que já é veterana no assunto sobre Protagonismo Juvenil, por fazer parte da “Escola da Autoria”, desde 2016.

 “A EE Júlia Gonçalves Passarinho possui as portas abertas para trabalho em união com as Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário.  Nesta tarde, nossa integração foi com a EE Maria Helena Albaneze. Na formação dialogamos sobre o Acolhimento de Início de ano letivo, ação realizada pelos Protagonistas da Escola, com apoio da equipe pedagógica. Reunimos nossos estudantes Acolhedores JGP, junto aos estudantes Acolhedores MHA, como também da direção, professores e coordenação MHA. Foi um momento de grande aprendizagem para ambas escolas”, ressaltou a diretora da JGP, Érica Oliveira.

Acolhimento

Acolhedores das Escolas JGP e MHA foram recepcionados na tarde de 11 de fevereiro pelos diretores Érica Oliveira e João Paulo Santana, junto às coordenadoras Claudyane Santos e Camila Cavalcante da Escola da Autoria JGP.

maria helena2
Formação de acolhedores ocorreu na EE JGP

 “A formação dos acolhedores é um momento de refletir como serão os primeiros dias de aula. Apresentamos na formação a cartilha do Acolhedor que será utilizada para o Acolhimento de Início de Ano. A cartilha possui dinâmicas propostas pela Secretaria de Estado de Educação (SED) e pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), que inserem nossos estudantes nas ações da Pedagogia da Presença e também os coloca a estruturar seus Projetos de Vida. Nossos estudantes Acolhedores planejaram os dois primeiros dias de aula, treinaram as dinâmicas de Acolhimento e planejaram detalhadamente a recepção dos colegas no retorno às aulas 2022 junto à equipe da Escola da Autoria MHA. Ter conosco os estudantes acolhedores MHA foi animador e satisfatório, pois é gratificante poder compartilhar nossas experiências com uma nova equipe da Autoria”, salientou a coordenadora pedagógica JGP, Camila Cavalcante.

A tarde de formação ocorreu na Escola da Autoria JGP e contou com a participação de cerca de 20 estudantes acolhedores, além dos coordenadores MHA Gleice Pinheiro e Franklin Cortez; do professor Manoel Garcia e das diretoras MHA, Jéssica Pimenta e Rosiele Silva.

maria helena3
Todo protocolo de biossegurança foi seguido na formação de acolhedores

Desafios para 2022

 “Neste ano de 2022 temos muitos desafios, estamos num momento de estudo e apropriação do Programa, por isso optamos por estreitar nossa via de trabalho com a Escola da Autoria JGP, que já trilha esse caminho e possui experiência nas ações de protagonismo. Ter uma parceria neste início da nossa nova trajetória é de grande satisfação e temos certeza que seremos parceiros, JGP e MHA, em mais ações ao longo do tempo”, frisou a diretora Jéssica Pimenta.

O jovem protagonista da Escola da Autoria MHA, Alexssandro Marques da Costa, que neste ano cursará o 2°Ano do Ensino Médio se disse empolgado com o encontro “ sabemos que neste ano nossa escola terá mudanças como horário, disciplinas e teremos ações novas, como esse acolhimento, logo, é muito bom poder contar com a parceria de outros estudantes que já realizam essa ação, isso nos dá segurança em iniciar nossa caminhada da Escola da Autoria”, frisou o estudante.

Para os acolhedores JGP esse foi um momento de grande partilha. “Amo estar na Escola JGP e das ações que realizamos aqui, principalmente o Acolhimento. Poder dividir nosso conhecimento sobre as ações da Escola da Autoria com outras escolas é algo muito bom, que os alunos da Escola Maria Helena Albaneze se sintam Acolhidos e que saibam que tem nosso apoio”, destacou a estudante Rhayllana Costa.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular