Meteorologia prevê final de semana com chuva e calor em MS

Você está visualizando atualmente Meteorologia prevê final de semana com chuva e calor em MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de janeiro de 2022

A previsão para este fim de semana é de calor, tempo abafado, pouca chuva, temperaturas altas e sol entre nuvens em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O tempo fica instável e há possibilidade de pancadas de chuva isoladas com trovoadas em municípios que fazem divisa com os estados de Mato Grosso e Goiás, como Sonora.

É esperado acumulado de 20mm de chuva em um curto intervalo de tempo, o que pode causar transtornos.

Calor, sol entre nuvens, altas temperaturas e baixa possibilidade de chuva são esperados para o restante de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande, Ponta Porã, Dourados e Três Lagoas.

A umidade do ar deve permanecer entre 35% e 95% neste fim de semana. As chuvas ocorridas em Mato Grosso do Sul nos últimos dias elevam a umidade relativa do ar e melhoram a qualidade de respiração.

A umidade do ar indicada é de 60% ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Há previsão de tempo instável e chuva a partir de segunda-feira (10) em todo o Mato Grosso do Sul.

Verão

O verão é umas das quatro estações do ano e compreende os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março.

O verão começou em 21 de dezembro de 2021 e vai até 20 de março de 2022.

Se no hemisfério sul é verão, no norte é inverno. O mesmo acontece nas estações de outono e primavera. Suas principais características são chuvas recorrentes, tempo úmido, calor e dias mais longos e noites mais curtas.

De acordo com prognóstico de verão divulgado pelo meteorologista Natálio Abrahão, o volume de chuvas pode ficar 20% abaixo da média esperada neste verão 2021/2022.

Recomendações em casos de tempo adverso, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC)

  • Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;

  • Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;

  • Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular