Comissão pede reabertura do Centro de Atendimento à Covid-19 em Corumbá

Você está visualizando atualmente Comissão pede reabertura do Centro de Atendimento à Covid-19 em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de janeiro de 2022

Corumbá (MS)- Motivado pelo crescimento do número de casos relacionados com doenças respiratórias e um novo surto de Covid-19 e Gripe (H3N2), na cidade de Corumbá, vereadores que compõe a Comissão De Assuntos Relevantes De Enfrentamento À Covid-19 E Dengue, enviaram um ofício à Secretaria Municipal de Saúde e ao Prefeito Marcelo Iunes, solicitando a reabertura do Centro de Atendimento à Covid-19.

A unidade estabelecida no auge da pandemia, ficava localizada na Rua América, 1.576, região central da cidade, e proporcionava um melhor atendimento, além da separação de casos suspeitos de covid-19 das demais patologias que não são infectocontagiosas.

Pronto socorro2
Pacientes à espera de atendimento médico no pronto-socorro de Corumbá

A solicitação conforme o vereador Chicão Vianna, presidente da Comissão, é de extrema urgência, já que o Pronto-Socorro Municipal está registrando há semanas, cenas de superlotação diária de pacientes com sintomas das doenças ligadas a síndromes respiratórias, como Covid-19, gripe Influenza, dengue e outras.

Por esta razão, os integrantes da Comissão consideram essencial um local que concentre os atendimentos a esses tipos de pacientes, com atendimento médico, acolhimento psicológico e farmácia exclusiva, como já era realizado no Centro de Atendimento ao Covid-19, além de realizar testagem para Covid 19, gripe Influenza, dengue, que são as doenças que estão com maior incidência.

Assinaram a petição, além do presidente da Comissão, vereador Chicão Vianna, o vereador Alexandre Vasconcellos e Samyr Qualhada.

Os vereadores acreditam que com a reativação do Centro, poderá ocorrer a redução dos atendimentos no Pronto-Socorro e na UPA, garantindo assim mais dignidade aos pacientes que realmente precisam dos atendimentos de urgência e emergência, assim como aos servidores destas unidades.

Falta de Médicos

Chicão Vianna que recentemente foi diagnosticado com Covid-19 e segue em tratamento domiciliar com sintomas leves da doença, vem denunciando a falta de médicos nas unidades básicas de saúde da família e atribui a responsabilidade pelo caos na saúde, a falta de planejamento da prefeitura e secretaria municipal de saúde.

Segundo ele, apesar de ter conhecimento que médicos que atendem nas unidades, sairiam de férias trabalhistas, não providenciou a substituição dos profissionais para dar prosseguimento do atendimento da população.

Apesar de ter ciência da falta de médicos, como confirmou o secretário de saúde Rogério Leite em entrevista concedida à TV Morena, o Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, atribuiu o Caos na Saúde à alta procura de atendimento que segundo ele, não seria necessariamente destinada ao atendimento emergencial.

Iunes chegou a pedir que a população ao invés de ir para o pronto-socorro, procurassem as unidades básicas de saúde da famílias no bairros, ignorando completamente o fato das mesmas estarem sem médicos para atendimento da população.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular