São Paulo confirma transmissão comunitária pela nova variante Ômicron

Você está visualizando atualmente São Paulo confirma transmissão comunitária pela nova variante Ômicron
  • Autor do post:
  • Post publicado:18 de dezembro de 2021

A Prefeitura de São Paulo identificou três novos casos de infecção do coronavírus pela Ômicron nesta sexta-feira, 17, e agora passa a considerar que há transmissão comunitária da variante na capital. Ao todo, já são 13 diagnósticos positivos para a cepa no município.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a variante foi encontrada em duas mulheres, de 22 e 65 anos, e em um homem, de 30. Nenhum deles relatou viagem recente para fora do País ou contato com algum viajante que tenha chegado do exterior. Os casos também não teriam relação com o paciente de 67 anos, diagnosticado com a Ômicron há exata uma semana.

Ainda na quarta-feira, a SMS negou que houvesse transmissão comunitária da Ômicron na capital, já que os 10 casos identificados até então estavam relacionados a esse paciente de 67 anos, o que foi classificado como um cluster localizado”.

Um dia depois e antes dos três casos anunciados nesta sexta, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) já havia declarado durante evento público que havia “transmissão comunitária” da Ômicron na capital. Questionadas, tanto a SMS quanto a Prefeitura não comentaram a declaração.

De acordo com a SMS, todos os pacientes identificados com a variante Ômicron no município estão com sintomas leves.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular