Operação da PF contra imigração ilegal prendeu 4 pessoas em Corumbá

Você está visualizando atualmente Operação da PF contra imigração ilegal prendeu 4 pessoas em Corumbá
Operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira
  • Autor do post:
  • Post publicado:31 de agosto de 2021

Resultado preliminar da Operação FO M’ALE deflagrada pela Polícia Federal em Corumbá na manhã desta terça-feira (31), aponta quatro prisões em decorrência das investigações contra imigração ilegal de haitianos na fronteira do Brasil com a Bolívia.

De acordo com informações, um cidadão brasileiro e outros três haitianos são apontados como coiotes que auferiam vantagem financeira sobre os imigrantes que tentavam ingressar na Bolívia por estradas clandestinas.

A operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais e residência onde, funcionária os escritórios e pensionatos que abrigavam os cidadãos de origem haitiana que aguardava a travessia para o país vizinho.

Durante meses, os policiais realizaram diligências e investigações que mostravam toda dinâmica do grupo que se aproveitada da condição de irregularidade dos imigrantes, incluindo mulheres grávidas e até crianças que fogem da atual situação em que atravessa seu país de origem. As investigações apontaram que diariamente, cerca de 150 haitianos tentavam a travessia por dia.

Também foram apreendidos dinheiro em espécie, R$ 3.342 reais e outros U$ 1.165 dólares Americanos além de notas de outras nacionalidades.

dinheiro apreendido
Aproximadamente R$ 9 mi reais foram apreendidos durante operação da PF em Corumbá

Bolívia

As investigações apontaram ainda a participação de cidadãos bolivianos no esquema de travessia ilegal que consistia desde guias para conduzir os grupos pelas trilhas clandestina, carregamento de bagagens, hospedagem e posterior oferta de transporte para a capital Santa Cruz de La Sierra.

FO M’ALE

A operação chamou-se FO M’ALE em alusão a uma expressão em idioma Creole, falado no Haiti. Esta expressão significa “preciso ir embora” em tradução livre, e aduz a vontade destas pessoas em deixarem o país em busca de novas oportunidades em países como Chile, México e Estados Unidos.

A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá/MS mantém canal de denúncias anônimas através do e-mail uip.cra.ms@pf.gov.br e do telefone 67 9 9131 9355.Caso saiba de informações sobre este ou outros casos de competência da PF entre em contato.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular