Estado vai pleitear inclusão de adolescentes na vacinação contra covid-19

Você está visualizando atualmente Estado vai pleitear inclusão de adolescentes na vacinação contra covid-19
Plano de imunização será defendido pelo estado de Mato Grosso do Sul
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de julho de 2021

Campo Grande (MS)- O Estado de Mato Grosso do Sul, vai buscar junto ao Ministério da Saúde, autorização para incluir adolescentes acima de 12 anos de idade sem comorbidades, nos grupos de vacinação.

De acordo com matéria publicada neste domingo (11), a pasta pretende pleitear o início da imunização ainda neste segundo semestre de 2021. O estado já imuniza adolescentes a partir dos 12 anos de idade, desde que apresentem algum tipo de comorbidade.

“Estamos vacinando já os com comorbidades, mas queremos que o Ministério da Saúde aponte quando podemos ter a vacinação (para todos). Gostaríamos já no começo do segundo semestre, advogamos essa tese e vamos pedir apoio do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde)”, disse Geraldo Resende.

Já o Ministério da Saúde afirma que o tema ainda é discutido e não emite previsão de data para inclusão do novo grupo.

“O Ministério da Saúde informa que a ampliação da vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos está em discussão na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis”, disse a pasta em nota ao UOL.

O estado de São Paulo, anunciou nesta semana que irá incluir os adolescentes nos grupos de vacinação entre os dias 23 de agosto a 5 de setembro. Antes, o estado paulista afirma que a prioridade é vacinar grávidas e adolescentes que possuam algum tipo de comorbidade ou deficiência.

Em setembro serão vacinados adolescentes por faixa etária. Entre os dias 6 e 19 de setembro será a vez dos quem têm entre 15 e 17 anos. Já entre os dias 20 e 30 de setembro, será a vez de jovens de 12 a 14 anos em todo o estado. Segundo o governo paulista, a inclusão deste público se deve à aquisição de lote extras de imunizante para atender a uma demanda de 3,2 milhões de pessoas nos 645 municípios do estado.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular