Corumbá aplicou 24.456 doses da Janssen durante semana de vacinação em massa

Você está visualizando atualmente Corumbá aplicou 24.456 doses da Janssen durante semana de vacinação em massa
Corumbá foi contemplada com estudo de vacinação em massa com imunizante da Janssen
  • Autor do post:
  • Post publicado:9 de julho de 2021

Corumbá (MS)- Uma semana de trabalho de busca ativa, instalação de drives e pontos fixos além da abertura de 12 unidades básica de saúde para atender aos moradores na aplicação das vacinas com dose única do imunizante da Janssem, marcaram a campanha de vacinação em massa da população adulta acima dos 18 anos em Corumbá.

A cidade faz parte dos 13 municípios que receberam ao todo 165,5 mil doses da vacina Janssen, de aplicação única, no programa de pesquisa que visa recolher dados de efetividade da vacinação em massa na região de fronteira com a Bolívia e Paraguai.

Segundo os dados do vacinometro atualizado na madrugada desta sexta-feira (9), Corumbá registrou a aplicação e 24.456 doses do imunizante em dose única. Outras 15 mil doses não utilizadas estão sendo devolvidas para Secretaria Estadual de Saúde que irá fazer a redistribuição do excedente aos outros 66 municípios do estado.

vacinacao massa
Dados atualizados nesta sexta-feira (9)

Os cidadãos que ainda não vacinaram e procurarem pela vacina, conseguem encontrar doses, já que a Secretaria municipal de saúde foi autorizada a manter uma reserva de 10% do total de doses recebidas que ainda são ofertadas em algumas unidades.

doses janssen

A quinta-feira (8) foi o último dia de campanha de vacinação em massa nos municípios. As equipes de saúde chegaram a fazer uma força-tarefa passando de casa em casa, para garantir que ninguém deixasse de ser imunizado. Além disso, equipes foram até fazendas, assentamentos e comunidades ribeirinhas para vacinar os moradores.

A previsão do estudo era de que a campanha se prolongasse por duas semanas. Contudo, o infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) que encabeça o estudo, Julio Croda, explica que os municípios estão muito próximos de atingir a meta de vacinar toda a população. Com poucas pessoas a serem vacinadas, não houve necessidade de continuar com a mobilização da campanha.

“Ainda vão ficar algumas doses nos municípios, para se for necessário vacinar, mas são poucas. Atingimos uma excelente cobertura, então não justifica ter uma campanha para esses poucos que não se vacinaram nesta semana”, argumenta o pesquisador.

O médico infectologista afirma que a SES (Secretaria de Estado de Saúde) já recolheu grande parte das doses devolvidas pelos municípios da fronteira. Agora, as equipes calculam o percentual de cobertura vacinal e a quantidade de doses que serão redistribuídas aos 66 municípios de MS.

“[O percentual de cobertura] está sendo calculado, mas acredito que batemos os outros estudos. É o maior estudo de vacinação em massa do Brasil”, celebra Julio Croda.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular