Geraldo Resende diz que MS será o primeiro estado do país a imunizar toda população adulta

Você está visualizando atualmente Geraldo Resende diz que MS será o primeiro estado do país a imunizar toda população adulta
Secretário Geraldo Resende na abertura da vacinação em Corumbá / Foto: Weber Reis
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de julho de 2021

Ao acompanhar o início dos trabalhos para imunização em massa da população adulta nos 13 municípios de fronteira de Mato Grosso do Sul, o Secretário Estadual de Saúde Geraldo Resende, afirmou que MAto Grosso do Sul será o primeiro estado brasileiro a alcançar a imunização de toda população adulta.

A conquista segundo ele, só será possível através do envios das doses extras de vacina da Janssen ao Estado, que permitirá a realização de um estudo cientifico para o controle da Covid-19.

O secretário esteve em Corumbá, a quarta maior cidade de MS e que faz fronteira com a Bolívia, onde teve início nesta sexta-feira o cronograma de vacinação.

A cidade tem reservado pouco mais de 49 mil doses da vacina da Janssen 34.950 já recebidas e um novo lote de 14.990 e a exemplo do que ocorre em outras 12 cidades na fronteira de Mato Grosso do Sul, irá imunizar toda população adulta acima dos 18 anos de idade.

O imunizante é o único no mercado a ser utilizado em dose única, garantindo imunidade logo após 14 dias da aplicação.

O secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, destacou que o envio das doses para imunização da população de fronteira, não interferiu na vacinação que decorre nos outros 66 municípios do estado. De acordo com Resende, as doses foram destacadas de um fundo de reserva exclusivamente para realização da pesquisa.

“Não tiramos conforme algumas narrativas mentirosas, doses de nenhum município do estado para trazer aos municípios de fronteira, o que nós tivemos é o coroamento de uma luta que iniciou a três meses junto ao ministério da Saúde que entendeu mediante a apresentação de um plano de imunização que fizemos a importância de se utilizar esta reserva de doses para criarmos um cinturão de imunização, e assim impedirmos o crescimento da pandemia em nosso estado”, afirmou o Secretário.

Mais doses para MS

Geraldo Resende apontou ainda que o recebimento das doses extras, vai possibilitar as demais cidades de Mato Grosso do Sul alcançarem em menor tempo a imunização total da população.

“As doses para aplicação da D1 que seriam enviadas regularmente a esses municípios, agora serão divididas em maior quantidade para todos os 66 municípios do estado, fazendo com que Mato Grosso do Sul seja o primeiro do país a imunizar toda a sua população”, ressaltou.

O estudo

Encabeçado pelo infectologista Júlio Crodda através do grupo VEBRA COVID-19, o estudo tem o apoio da Opas (Organização Pan Americana da Saúde) e é composto por diversas instituições, como Fiocruz, UFMS, Stanford University, Yale university, Instituto de Salude Global de Barcelona, Universidade da Florida, entre outras.

Júlio Crodda explica que o estudo será de extrema importância. As 165,5 mil doses não estavam previstas na distribuição regular da vacina. “Elas virão exclusivamente porque existe uma pesquisa apoiada pelo Ministério da Saúde. Ou seja, são doses adicionais de vacina, principalmente para gerar evidência científica para o Brasil e para o mundo da efetividade da vacina da Janssen para a nova variante Gamma (P1)”, conclui o infectologista.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular