Agetrat orienta brasileiros e bolivianos sobre tráfego correto em rotatórias

Você está visualizando atualmente Agetrat orienta brasileiros e bolivianos sobre tráfego correto em rotatórias
  • Autor do post:
  • Post publicado:25 de junho de 2021

Campanha da Divisão de Educação no Trânsito em conjunto com o Núcleo de Fiscalização de Transporte da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) orienta motoristas e motociclistas, brasileiros e bolivianos, sobre o uso correto da rotatória.

Corumbá possui diversas rotatórias distribuídas pelos quatro cantos da cidade, que garantem a segurança e a fluidez no trânsito de veículos, sem a necessidade de espera dos semáforos.

O uso correto da rotatória é tema da campanha para conscientizar condutores de veículos e motocicletas, brasileiros e bolivianos, sobre o uso correto deste importante instrumento de sinalização.

A ação educativa começou nesta quinta-feira, 24 de junho, na rotatória do cruzamento da rua Dom Aquino com rua Fernando  de Barros, ponto estratégico onde inicia a Rodovia Ramão Gomez, que liga Brasil/Bolivia.

As ações deverão, gradativamente, chegar às demais regiões da cidade, tendo como objetivo, orientar os motoristas sobre o uso correto das rotatórias e conscientizar os condutores sobre a importância de respeitar a sinalização.

De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Isso significa que, antes de entrar na rotatória o motorista deve parar e esperar, aquele que estiver circulando, passar. Outra importante regra é o uso da seta para sinalizar a direção a ser tomada, na circulação da rotatória .

Para o prefeito Marcelo Iunes, a implantação das rotatórias tem se mostrado uma eficiente solução para disciplinar o fluxo de veículos nas áreas críticas dos cruzamentos do nosso município , onde não existem os semáforos. Isso porque o dispositivo contribui diretamente para redução do número de acidentes de trânsito”.

De acordo com o diretor- presidente da Agetrat, Paulo André de Araújo Junior, “além de ser um importante instrumento na prevenção de acidentes, a rotatória apresenta outras vantagens em relação aos dispositivos eletrônicos de segurança no trânsito, pois, organiza o volume de tráfego nos cruzamentos, possui baixo custo de implantação, e é de fácil manutenção”.

O diretor enfatizou que a Agência está “pautada nas ações de educação no trânsito e essa ação tem muita importância porque o enfoque principal são os condutores bolivianos, pois,  no país vizinho, as regras de circulação da rotatória são diferentes do Brasil”.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular