Pouco mais de um ano após o início da pandemia Corumbá chega a 400 mortes por covid-19

You are currently viewing Pouco mais de um ano após o início da pandemia Corumbá chega a 400 mortes por covid-19

Corumbá (MS)- Dados divulgados no boletim epidemiológico desta quinta-feira (10), mostram que a macrorregião de Corumbá à exemplo do que ocorre nas demais regiões do Estado, tem sido muito afetada pelo novo Coronavírus.

Pouco mais de um ano depois do início da pandemia, Corumbá registrou o total de 400 mortes ocasionadas pela Covid-19. É a quarta cidade com maior número de óbitos das 79 que integram mato Grosso do Sul, ficando atrás apenas de Campo Grande (3.005), Dourados (553) e Três Lagoas (421).

PUBLICIDADE

No entanto, a cidade é a que possui a maior taxa de letalidade entre as quatro maiores do estado com 2,9%.

Entre as duas últimas vítimas que integram esta triste estatística, esta um homem de apenas 35 anos. A outra vítima é uma mulher de 52 anos de idade.

Uma das mudanças vivenciadas neste período é, justamente a faixa etária das vítimas que passou a integrar em sua grande maioria, pessoas abaixo dos 60 anos de idade.

A alteração da cepa predominante que está em circulação no estado aliado a falta de conscientização e cumprimento das medidas de biossegurança adotadas pelas autoridades sanitárias, tem contribuído para o avanço da doença na cidade.

Somente nos 10 primeiros dias do mês de junho, já são 547 novos casos, em um total de 14.012. O número de mortes também deu um salto, com 22 óbitos registrados somente em junho.

Nesta quinta-feira, a cidade também foi classificada na bandeira cinza dentro do programa Prosseguir. Este é o estágio com maior grau de risco elencado pelo governo do estado que junto, ainda determinou medidas mais duras de restrições com a permissão de funcionamento apenas dos serviços considerados essenciais.

Taxa de ocupação

Há pelo menos três semanas consecutivas, a Santa Casa de Corumbá, único hospital responsável pelo atendimento da rede SUS na cidade e responsável também pelo atendimento dos pacientes de Ladário, está operando acima da capacidade máxima de leitos em UTI.

Segundo informações do boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de saúde nesta quarta-feira (9), todos os 23 leitos exclusivos para tratamento da covid-19 estão ocupados com 19 pacientes sendo mantidos sob respiração mecânica.

Outros 28 pacientes estão internados em leitos clínicos para tratamento da covid-19. Confira AQUI o boletim epidemiológico desta quinta-feira

Pandemia no estado

Com o contágio acelerado, Mato Grosso do Sul soma nesta quinta-feira (10), 308.374 pessoas contaminadas desde o início da pandemia. Foram 1.025 casos confirmados nas últimas 24 horas.

Deste total, 280.129 se recuperaram, mas 7.320 perderam a vida para a covid-19. Foram 52 óbitos informados à SES (Secretaria Estadual de Saúde) de ontem para hoje, dentre eles um rapaz de 24 anos sem comorbidades. Com covid desde o dia 24 de maio, ele morreu anteontem em Campo Grande, mas a informação só foi contabilizada nesta quinta-feira.

Hoje, 1.286 estão hospitalizadas, 550 pacientes em leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Deixe um comentário