MS envia mais 19 pacientes graves para UTI’s em Rondônia e Espirito Santo

Você está visualizando atualmente MS envia mais 19 pacientes graves para UTI’s em Rondônia e Espirito Santo
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de junho de 2021

Campo Grande (MS)- Esgotada a capacidade de atendimento emergencial em leitos de UTI dentro do Estado de Mato Grosso do Sul, mais 19 pacientes deverão seguir para leitos cedidos por outros estados.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, nove estão sendo transferidos para Rondônia, onde já se encontra um paciente transferido na manhã desta quarta-feira (2), e outros 10 serão encaminhados para o Espirito Santo.

Ao todo, 20 sul-mato-grossense estarão sendo assistidos nos dois estados após o colapso que vive a rede pública e privada em todos os municípios.

A SES divulgou que:  “ainda não há definições de quais pacientes irão, localidade ou horário dos voos”, conforme nota. A situação de colapso previsto foi anunciada há semanas e não há mais leitos intensivos para atendimento de pessoas com covid-19 nos hospitais de MS, que estão lotados.

Todas as 593 vagas em UTI para atendimento dos pacientes contaminados pelo novo coronavírus e que progrediram para o agravamento dos sintomas respiratórios, estão ocupados. A taxa de ocupação está em 101,01%, o que corresponde a 599 leitos.

Isso significa que o excedente de seis, são leitos criados de forma improvisada para dar conta da demanda. Significa também – aliada à necessidade de encaminhar pacientes para outros estados – que os hospitais de MS não tem mais capacidade humana e de espaço que comporte novas vagas.

Nesta manhã, em transmissão ao vivo, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, informou que há hoje, 278 pessoas esperando vaga em hospitais de Mato Grosso do Sul. Só na macrorregião de Campo Grande, há 170 pessoas em leitos improvisados, 144 são moradores aqui da Capital.

*Com informações Campo Grande News

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular