Com uso de aeronaves, bombeiros controlam incêndio na fronteira com a Bolívia

Você está visualizando atualmente Com uso de aeronaves, bombeiros controlam incêndio na fronteira com a Bolívia
Aeronaves auxiliaram no combate às queimadas na região / Foto: Divulgação CBMMS
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de outubro de 2020

Corumbá (MS)- Militares do Corpo de Bombeiros realizaram na tarde desta quinta-feira (1), o combate a um incêndio que atingiu a região do Canal do Tamengo, na fronteira de Corumbá com a Bolívia.

De acordo com informações, na ação foram utilizadas duas aeronaves Tractor com capacidade para despejar até 2 mil litros de água, um helicóptero para locomoção e monitoramento além das equipes de militares e brigadistas por terra. A ação faz parte da Operação Pantanal II que está sendo realizada sob coordenação do 6º Distrito Naval.

 A paisagem da superfície alagada, formada pelo espelho de água e contornada pela vegetação, após um longo período de estiagem na região o espelho de água foi substituído por  campos de vegetação seca, e serviu como combustível para o incêndio, que durante os últimos dias formou uma densa fumaça que se precipitou nos municípios de Corumbá e Ladário.

Após sobrevoo de reconhecimento, realizado pelo helicóptero da Policia Militar do Estado de Minas Gerais, a guarnição de combate a incêndio em vegetação iniciou os trabalhos de extinção aos focos de incêndio, com o apoio aéreo dos aviões Air Tractor.

fogo tamengo
Em solo, equipes realizaram o combate em meio a vegetação

Os focos de incêndio desta região foram extintos e permanecem sob monitoramento, já que não é descartada a possibilidade de reignição do fogo, devido a fatores climáticos e a queima de subsolo, que tem como combustível a espessa camada de matéria orgânica acumulada nesta região, antes alagada, causando este tipo de incêndio em vegetação, com característica de queima lenta e formação de densa fumaça.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular