Cemtec prevê retorno gradativo das chuvas em MS a partir deste final de semana

Você está visualizando atualmente Cemtec prevê retorno gradativo das chuvas em MS a partir deste final de semana
  • Autor do post:
  • Post publicado:16 de setembro de 2020

Há mais de 23 dias sem chuva em Mato Grosso do Sul, o Cemtec (Centro de Meteorologia e Tempo), prevê o regresso progressivo das chuvas no Estado, com prenúncio já para este sábado (19) e domingo (20).

Embora a boa notícia, os alertas para altas temperaturas continuam ao longo da semana. A umidade relativa do ar permanece na volubilidade de 15% a 55%, com menores umidades nas regiões noroeste, norte, central e bolsão. A máxima varia de 16° C a 38°C, com sensação térmica de até 46°C, até a sexta-feira (18).

De acordo com o monitoramento, uma frente fria atua no Uruguai e avança para o norte da Argentina, trazendo instabilidade para região sul e sudeste do MS. No domingo, ventos com baixos níveis deixam o clima mais constante. A previsão é de pouca chuva, mas significativa, em áreas isoladas e de até 10 milímetros durante o período.

Na segunda-feira (21), é previsto céu parcialmente nublado, com eventualidade de chuvas fracas. De 24 de setembro a 02 de outubro o clima no Estado começa a alterar com intervalo de chuvas significativas.

Com o longo tempo de estiagem, o monitoramento alerta para cuidado com raios, ventos fortes e chuvas intensas. A previsão é que com a modificação, chova cerca de 50 milímetros nas regiões pantaneiras, central e leste.

“Como os volumes estimados estão altos para um curto período, decorrente aos sistemas transientes estimados, atenção a possíveis pontos de alagamentos, enxurradas temporárias e transtornos à população que possam eventualmente ocorrer nos municípios”, prevê o Cemtec.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular